ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUARTA  13    CAMPO GRANDE 16º

Comportamento

Pediatra opera bonecas e até o "Hulk" para ajudar crianças internadas

Ação no Humap-UFMS foi liderada por médica pediátra, que usou materiais fora da validade para "operação"

Por Jéssica Fernandes | 13/07/2024 11:42
Médica pediátrica Paola Nakashima com a boneca 'operada'. (Foto: Humap - UFMS)
Médica pediátrica Paola Nakashima com a boneca 'operada'. (Foto: Humap - UFMS)

Para ajudar crianças em tratamento no Humap-UFMS (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), a médica pediatra Paola Nakashima "operou" alguns bonecos.

Paola executou as "cirurgias" usando alguns materiais que passaram do prazo de validade. Na ação, ela contou com apoio de uma psicóloga que conversou com algumas das crianças internadas no hospital. A médica pediátrica explica que a ideia veio durante o período de residência quando atendeu vários pacientes.

“Pegamos alguns materiais vencidos do setor e confeccionamos. Junto com a psicóloga fomos levar os brinquedos, o Heitor ficou feliz da vida, abriu um sorrisão e foi muito gratificante”, conta.



Heitor da Silva, de 2 anos, é uma das crianças atendidas no Humap. O pai Claudio Marques relata que após a atividade o filho entrou na brincadeira. “Ele até melhorou um pouco. Começou a dar remédio para o boneco dele, então foi bom. Gostei muito, fortalece mais as crianças", afirma.

Letícia Alves, mãe de Sophia Alves, de 6 anos, é mais uma que aprovou a atividade. Ela conta que a menina até saiu da cama para poder dar banho na boneca operada. “Ela levantou, coisa que ela não queria por causa da dor, ajeitou a água e está lá dando banho na boneca. Tenho certeza que daqui para frente vai querer levar a boneca com ela", diz.

Ações como a da médica, segundo Letícia, trazem leveza para os pequenos que estão internados. “A criança só tende a evoluir fazendo isso, traz uma leveza, tira o ambiente pesado de estar há muitos dias internada no hospital. Acho que devem continuar com esse trabalho”, finaliza.

Hulk foi um dos bonecos 'operados' na ação idealizada pela profissional. (Foto: Humap - UFMS)
Hulk foi um dos bonecos 'operados' na ação idealizada pela profissional. (Foto: Humap - UFMS)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias