ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 13º

Comportamento

Praça ganhou festa pelos 29 anos de resistência ao lado de Preto Velho

Casas de umbanda e candomblé se reuniram neste domingo para celebrações em praça

Por Idaicy Solano | 20/05/2024 07:16
Casas de umbanda e candomblé se reuníram para entoar louvores aos Pretos Velhos (Foto: Paulo Francis)
Casas de umbanda e candomblé se reuníram para entoar louvores aos Pretos Velhos (Foto: Paulo Francis)

Cerca de 38 casas de umbanda e candomblé se reuniram, na tarde de domingo (19), para celebrar os 29 anos de criação da Praça do Preto Velho. Fundada por Edson Vicente da Cruz, em 1998, a filha dele, Mônica Cristina da Cruz, 53, relembra que a data também representa a luta pelo direito das religiões de matriz africana de terem seu espaço preservado e respeitado.

Vestidos de branco, adornados com saias rodas, turbantes e colares coloridos, homens e mulheres, de todas as idades, se reuniram para celebrar não só o aniversário da praça, como também o Dia do Preto Velho, comemorado em 13 de maio.

A festividade foi marcada por louvor aos Preto Velhos, homenagens aos Pais de Santos e atrações culturais (apresentações musicais e feira).

“Ele [Edson] hoje não se encontra mais no nosso meio, mas me sinto muito orgulhosa de ser filha de quem eu sou. A importância [da celebração] é poder mostrar a nossa cara, que nós temos o direito, como todas as religiões”, declara Mônica.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

 O babalorixá Roberto de Ogum, presidente do colegiado de cultura afro-brasileira de Mato Grosso do Sul, a praça é um espaço de resistência, onde as religiões alcançam sua fé. A imagem é a energia da criação e da transformação, e simboliza união, paz e família.

Estar ali, louvando, tocando, dançando e confraternizando, é uma grande conquista para Roberto. Ele relembra que há quatro anos houve a tentativa de retirar a escultura da entidade da praça.

“Os nossos antepassados, os nossos ancestrais, eles não puderam fazer isso que hoje nós estamos fazendo aqui em praça pública, aberto. Estamos buscando e lutando por isso, por esse espaço. Há quatro anos atrás, eu estive aqui, enquanto colegiado de cultura afro, para revitalizar esse espaço. Nos unimos e fizemos toda a revitalização. Somos nós, povos de terreiro, povos de comunidades tradicionais, que damos este primeiro passo para que aconteça isso”, destaca.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O babalorixá Gaeta, presidente da Federação dos Cultos Afro-brasileiros e Ameríndios, destaca que além de ser um ponto religioso, a praça é o espaço que eles utilizam para mostrar a parte cultural que existe dentro dos candomblés, umbandas e de todos os cunhos religiosos que são de matriz africana e ameríndios. “É muito importante, porque o povo de matriz africana não tem um espaço ao público, um espaço aberto para que possa fazer as louvações, cuidar das nossas entidades”, diz.

Conforme explica o umbandista e guardião da Praça do Preto Velho, José Luiz Mendes de Castilho, a natureza é um elemento de extrema importância para a religião, por isso, os pés da imagem do Preto Velho foi adornado com centenas de folhas de mangueira. Eles também levaram mudas de plantas frutíferas, para incentivar o plantio de árvores. “A natureza nos traz força, nos traz energia, nos traz a vida”, completa.

Folhas de manga jogadas aos pés da escultura do Preto Velho (Foto: Paulo Francis)
Folhas de manga jogadas aos pés da escultura do Preto Velho (Foto: Paulo Francis)

José acredita que educar as pessoas a respeito da diversidade de religiões e culturas, é fundamental para avançar na conquista de um espaço seguro, preservado e respeitado. Para ele, celebrações, como a que aconteceu na tarde deste domingo, estão no caminho para tornar isso possível.

“É através dessas manifestações, que mostramos um pouco para as pessoas que não têm o conhecimento, quem somos nós. Não fazemos distinção de raça, cor, de gênero. Todo aquele que bater em nossa porta nós estaremos atendendo”, finaliza.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias