ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 18º

Comportamento

Quem teve coragem de sair de casa ganhou o mundo como quintal

Veja histórias dos 'nômades' que abriram mão da rotina convencional para viver na estrada

Por Jéssica Fernandes | 26/12/2023 07:23
Pedro e Edna saíram do Ceará para rodar o Brasil com a Kombi 'Dona Belezinha'. (Foto: Alex Machado)
Pedro e Edna saíram do Ceará para rodar o Brasil com a Kombi 'Dona Belezinha'. (Foto: Alex Machado)

Quando o quintal da sua casa é o mundo, nenhuma fronteira é longe o bastante. Viver na estrada sem saber ao certo qual é a próxima parada é o sonho de uns e a realidade de outros. Em 2023, o Lado B não trouxe só uma, mas várias histórias dos ‘nômades’ que abriram mão de uma rotina convencional para viajar.

A retrospectiva traz algumas das principais que passaram por aqui neste ano. Para além da coragem de realizar sonhos que parecem loucura, essas pessoas mostram que é preciso resiliência na hora de deixar a casa para trás e aceitar o que o mundo irá oferecer no caminho.

Em 2024, o Lado B está pronto para mostrar mais narrativas como a desses ‘nômades’. Mande sua sugestão sempre que quiser através das nossas redes sociais e WhatsAp (67) 99669-9563.

Relembre algumas das que marcaram 2023. Clique nos títulos para ler a reportagem completa.

Viagem pela América do Sul fez casal colombiano criar mural na cidade

Nataly Raramilho e Rafael Arboleda saíram da Colômbia para viajar o mundo. (Foto: Alex Machado)
Nataly Raramilho e Rafael Arboleda saíram da Colômbia para viajar o mundo. (Foto: Alex Machado)

Há 15 meses, o casal colombiano Nataly Raramilho, de 37 anos, e Rafael Arboleda, de 36 anos, percorre as estradas da América do Sul. Os motociclistas saíram do país de origem com a vontade de chegar ao ‘final do mundo’ em Ushuaia, na Argentina. Com uma motocicleta Yamaha Virago XV 250, Nataly e Rafael passaram pela Argentina, Peru, Equador, Bolívia, Chile e Uruguai. Pela primeira vez no Brasil, eles também planejam ir a Mato Grosso e Brasília.

Casal deixou vida de apartamento e roda o Brasil com 'Dona Belezinha'

A Dona Belezinha é ‘bonitinha’, mas é uma ‘ordinária’. A Kombi de 1973 é uma senhora bem conservada que merece respeito. Desde 2018, ela está nas mãos de Edna Santana de Brito, de 38 anos, e Pedro da Silva Robalinho, de 45 anos. O casal viaja e mora na Dona Belezinha, que rodou 14 estados e em setembro chegou a mais um: Mato Grosso do Sul. Com o sonho de conhecerem a América do Sul com a Kombi, eles por enquanto seguem se aventurando pelo Brasil.

Com mais de 300 divórcios na conta, Flávio escolheu vida nômade

Advogado de família, Flávio Rocha, de 33 anos, faz qualquer cidade virar escritório particular. Com mais de 300 divórcios na conta e outros 200 correndo na Justiça, ele adotou neste ano um estilo de vida nômade. Enquanto ajuda mulheres a se separarem dos maridos ‘narcisistas’, ele desbrava novos destinos. Entre os destinos que já visitou, estão: Bombinhas, Curitiba, São Paulo, São Luís, Gramado, Porto Alegre, Barreirinhas e até Argentina. Agora, o advogado está em Florianópolis onde pretende ficar até 2024. -

Kami ajudou desconhecido e hoje viaja o mundo com ele

Kami Queiroz e Keith Mackcrill viajam pelo mundo desde dezembro de 2022. (Foto: Paulo Francis)
Kami Queiroz e Keith Mackcrill viajam pelo mundo desde dezembro de 2022. (Foto: Paulo Francis)

Kami Queiroz, de 34 anos, saiu de Campo Grande em 2022 com um objetivo em mente: fazer voluntariado e aprender inglês. O que a filmmaker não imaginava é que na Inglaterra o trabalho a faria conhecer Keith Mackrill, de 69 anos. Após meses de cafés da manhã, videoclipes de Pink Floyd e muita conversa nasceu a amizade. Hoje, eles viajam o mundo juntos e neste mês chegaram ao Brasil onde Keith conheceu a família de Kami.

André trocou 'paletó de madeira’ por vida sem stress na Kombi rústica

A vida de André Luis de Aguiar, de 51 anos, mudou completamente no dia em que saiu de casa para trabalhar e teve uma crise enquanto dirigia. Após o episódio, ele saiu de São Paulo e parou de trabalhar como taxista. Nos últimos três anos, André vive sem roteiro com a Kombi batizada de ‘Kombichugabum’. Modelo de 1981, a Kombi, nas palavras dele, é ‘raiz’ e ‘bem rústica’. André não se preocupou em fazer grandes adaptações no interior do veículo para poder morar nele. Após rodar o estado de São Paulo, o kombeiro está viajando pelo interior do Mato Grosso do Sul.

Fã de futebol, Miguel assistiu jogos em 34 países e visitou 350 estádios

Não existem limites que distanciam Miguel Lelis de Freitas, de 34 anos, de um estádio de futebol. Nascido no interior de São Paulo, ele topa viajar para qualquer lugar se for para assistir qualquer partida, seja pela Champions League, Copa do Mundo ou campeonato estadual. De passagem por Campo Grande, Miguel começou a jornada de viagens em 2017. Na época, ele fez um mochilão pela Europa e assistiu 70 jogos em 19 países diferentes. A experiência despertou nele o desejo de conhecer os campos de futebol do País.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias