Rei da paródia, professor usa talento no humor em aulas de história
Goico usa seu talento humorístico para criar paródias e esquetes que ajudam alunos a fixarem conteúdo
Estudar na adolescência é, em geral, um fardo. São muitos conteúdos, várias matérias que não gostamos - diferente da faculdade - e tudo isso sob a pressão imensa de passar num vestibular.
Em Campo Grande, um professor de história, Alexandre Goicochea, faz de tudo para quebrar essa tensão e deixar a aprendizagem mais leve. Ele lançou mão de seu humor para ajudar os alunos por meio de esquetes e paródias engraçadas e vem conquistando o coraçãozinho da galera.
Além de fazer isso em sala de aula, professor Goico, como é chamado, também adaptou suas criações para as redes sociais, onde outros alunos que não só da escola que dá aula, podem acessar.
“Sempre tive como objetivo explorar a minha imagem, o meu jeito de ser e levar isso para dentro da sala de aula, tentando levar alegria e conhecimento sempre aos meus alunos, conhecidos como “anjos”, “fofinhos”, “cobrinhas” etc (risos). Penso que as pessoas se identificam muitos mais com aqueles que são verdadeiros, do que com aqueles que fingem ser algo que não é. Por isso exploro a comédia, prefiro levar a vida sorrindo para as batalhas do dia a dia”.
Nascido em Jundiaí, Goico se apaixonou por Campo Grande, onde se formou. O humor, segundo ele, e a criatividade para criar cenas, vem desde criança.
“Desde pequeno lá em Jundiaí sempre fui muito brincalhão, com minha família e meus amigos. Eu e meu irmão gostamos muito de fazer imitações de famosos e não famosos, mas nada profissional e isso garantia, e garante, a risada dos amigos e parentes”.
As ideias de paródias e esquetes como os vídeos do Instagram, Goico Explica, surgem de forma aleatória. “As paródias normalmente eu penso em alguma música que gosto e que acho o ritmo legal e animado, aí tento encaixar a letra de algum conteúdo que pode ser revisado para o vestibular, é importante destacar que as paródias são um complemento para o estudo, utilizo-as quando finalizo a aula e não como artifício principal”.
Já os vídeos do Instagram ele começou a fazer em 2019 quando criou um quadro chamado “Minuto Histórico”, onde fazia a revisão de um tópico em até 1min para ajudar com informações para os alunos que em grande parte são vestibulandos. “Em 2020 criei um projeto chamado Papo com Goico que consistia em fazer “lives” com profissionais de diversas áreas para falar sobre temas ligados a pandemia e os impactos na sociedade”.
Goico, além de todo trabalho de interpretação, se caracterizam cria cenários, tudo para criar o misancene perfeito. “Penso que a melhor forma para o aluno aprender o conteúdo é estudando, por isso busco trazer ferramentas para auxiliar nesse estudo. Claro que as paródias e os vídeos servem como um complemento, não indico que o aluno utilize exclusivamente as paródias para estudar, afinal elas servem como um complemento e uma forma de relaxar após estudar os conteúdos”.
Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.
Acompanhe o trabalho do professor Goico no Instagram.
Veja uma das paródias: