ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, DOMINGO  24    CAMPO GRANDE 31º

Comportamento

Servidora guarda nota de MS encontrada em livro como relíquia

Datada de dezembro de 1973, documento da 'Farmácia Campo Grande' foi encontrado por servidora pública

Por Jéssica Fernandes | 28/12/2023 07:23
Nota fiscal de dezembro de 1973 foi achada dentro de livro. (Foto: Arquivo pessoal)
Nota fiscal de dezembro de 1973 foi achada dentro de livro. (Foto: Arquivo pessoal)

Campo Grande ainda era do Mato Grosso, e o RCF impresso nesta nota era um dos pioneiros da profissão farmacêutica, resumindo era o número 20 , o número de telefone era apenas 4  números.

A nota fiscal do tempo que Mato Grosso do Sul ainda era Mato Grosso do Sul estava entre as páginas de um livro. Para Valdirene Collete Santos, 32 anos, o pedaço de papel foi um achado surpreendente. “O fato é que, 50 anos se passaram e já se tornou história, e história é para ser contada”, diz ela.

No ‘TBT’ desta quinta-feira, o Lado B traz a história dessa nota emitida no dia 29 de dezembro de 1973. Nova na cidade, a servidora pública se mudou na última semana e foi nesse meio-tempo que encontrou o documento de venda ao consumidor emitido pela ‘Farmácia Campo Grande’.

A nota fiscal estava dentro do livro intitulado ‘Nova Enciclopédia ilustrada para o Ensino Fundamental’. Valdirene conta que não faz ideia quem pode ter deixado na lá. “Achei dentro de um velho livro. Meu esposo tem muitos livros, mas não sabemos quem guardou essa nota dentro do livro, foi uma surpresa encontrar”, afirma.

A mercadoria adquirida está escrita em caneta preta, mas a caligrafia é ilegível. Das anotações feitas à mão é possível entender somente que a conta total deu 430. Além dessas informações a nota traz outras, como o nome dos farmacêuticos João Miranda Carpes e Lenilde B. Arão.

Outros detalhes que capturaram a atenção de Valdirene foram o telefone e o CRF. “O RCF impresso nesta nota era um dos pioneiros da profissão farmacêutica, resumindo era o número 20. O número de telefone era apenas quatro”, comenta.

Além desses apontamentos, a funcionária pública também reparou no aspecto da nota. “A qualidade do papel também chamou a atenção. 50 anos e estar bem conservado”, diz.

É claro que o achado trouxe a curiosidade de saber se a farmácia ainda funciona. Em 1973, ela estava localizada na Rua 14 de Julho, 737, porém em 2023 o empreendimento não existe mais nesse número e sequer aparecem resultados na internet buscando pelo nome.

Mesmo assim, Valdirene acredita que talvez os farmacêuticos ou alguém da farmácia possa recordar os velhos tempos.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias