Sil conquistou 3,4 milhões na internet dando dicas que salvam dentro de casa
Milhões de seguidores acompanham a moradora de Campo Grande que dá dicas para qualquer um cuidar da casa
A enfermeira Silvangela Maria Lins Dantas, de 31 anos, era acostumada a publicar recordações de família nas redes sociais, mas não imaginava que sua rotina fosse fazer tanto sucesso. Depois de postar uma receita de lenço umedecido para quem não se adapta aos industrializados, ela viu sua página bombar em menos de 24 horas. Hoje ela tem mais de 3,4 milhões de seguidores no Facebook e ganha popularidade com receitas práticas para salvar os desesperados nas tarefas de casa.
Quem nunca se viu quebrando a cabeça para tirar aquele encardido? Ou se perguntou como economizar mais reaproveitando materiais dentro da própria casa? Dúvidas assim foram parar na página de Silvangela, conhecida como Sil, que há quatro anos mudou para Campo Grande e ficou conhecida pelo “Diário de Família” que na verdade tem muita receita para quem precisa encarar as tarefas de casa.
O objetivo do canal é facilitar a rotina no dia a dia, deixar as tarefas menos cansativas e mais práticas, principalmente para moradores que fazem jornada tripla, como serem pais, donos de casa e ao mesmo tempo trabalhar fora.
“Eu sou casada há 11 anos, e logo que me casei, como todas as pessoas, sabia pouco sobre cuidados do lar. À época levava dupla jornada, me dividia entre cuidar da casa e meu trabalho. Após 2 anos de casada decidi entrar para faculdade e, alguns meses depois do início da faculdade, descobri que estava esperando meu primeiro filho”, conta.
Mesmo assim ela continuou a faculdade e levou jornada tripla. “Foi através desses momentos que vi o quanto é difícil cuidar de uma casa, é um trabalho que as pessoas só conseguem notar quando precisa fazer. Geralmente não se nota o trabalho da dona de casa, que ela trabalha praticamente todo o momento para manter tudo em ordem”, explica.
Alguns meses depois que o primeiro filho nasceu, a família passou por dificuldades e foi quando ela passou a buscar alternativas para economizar dentro de casa. “Tudo isso só eu e meu marido. Começamos a fazer alguns artigos para vender e fornecer para lojas de festas infantis, também trabalhei com artesanato e isso era o que trazia o sustento ao nosso lar. Também sempre gostei de compartilhar as coisas que fazia no Facebook com algumas amigas”.
No último período da faculdade, Sil descobriu que estava grávida do segundo filho, terminou a faculdade e se mudou para Campo Grande em um trabalho missionário. Nesse período começou a gravar vídeos com celular e a colocar 1 vídeo por dia no canal do YouTube.
“Eu já tinha uma conta criada há algum tempo, pois o nome Diário de Família era apenas para colocar recordações minhas. Mas nunca pensei em ser blogueira, isso foi algo que surgiu na minha vida de forma natural. Como sempre gostei de mexer com edição de vídeos, comecei a gravar algumas dicas para meninas de um grupo no Facebook. O meu primeiro vídeo que explodiu no YouTube foi dos lenços umedecidos, eu fazia para meu bebê que inclusive não se dava muito com alguns lenços industrializados”, lembra.
O vídeo viralizou e alcançou 1 milhão de visualizações no Facebook em menos de 24 horas. “As pessoas começaram a perguntar se eu tinha canal no YouTube e eu comecei a ver que elas gostavam do que eu fazia”.
À época tinha menos de 10 mil inscritos e pulou para quase 30 mil. “Continuei colocando um vídeo por dia, de uma maneira bem simples e cada dia surgia gente nova. Até tive a ideia de compartilhar um sabão lava roupas azul no canal, e esse sabão foi o marco no meu canal, em 20 dias, pulei de 30 mil inscritos para 100 mil”, conta.
Assim, Sil percebeu muita gente, homens e mulheres, tinham dificuldade com coisas simples em casa. “Ás vezes pela falta de tempo, grana curta e cansaço. Então decidi passar tudo aquilo que fazia, como forma de ajudar pessoas, assim o canal foi crescendo. Conquistei o prêmio de prata do Youtube, e em 2019 alcançamos a marca de 1 milhão de pessoas e eu recebi o play de ouro da plataforma”.
Com 1 milhão e 280 mil na plataforma 3 milhões e 400 mil no Facebook e 147 mil seguidores no Instagram, ela recebe diariamente e-mails de pessoas pedindo ajuda e dicas. “Sil, me ajude a limpar uma panela queimada... Meu filho riscou toda a parede... Me ajude a clarear roupas amarelas do tempo e como tirar mofo do tecido?” são alguns dos pedidos, conta. “Recebo também inúmeras mensagens de agradecimento e pessoas que estavam em casa desmotivadas, tristes, e através dos vídeos começaram a ter mais força e prazer para cuidar do lar”.
Curta o Lado B no Facebook e Instagram.