ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 16º

Comportamento

Zora sempre cuidou de todos, mas AVC fez ela precisar de ajuda 24h

Para ajudar nos custos dos remédios dela, família organiza feijoada beneficente no dia 19 de novembro

Por Jéssica Fernandes | 02/11/2023 08:14
Zoraide Paulino de Oliveira Cambiaghi, de 64 anos. (Foto: Arquivo pessoal)
Zoraide Paulino de Oliveira Cambiaghi, de 64 anos. (Foto: Arquivo pessoal)

Dona de um ‘coração gigante’, Zoraide Paulino de Oliveira Cambiaghi, de 64 anos, é aquela pessoa que dispensa apresentações. Alto astral, mãe batalhadora e avó carinhosa, Zora, como é conhecida, sempre cuidou de todos e agora é quem precisa de cuidado.  No mês passado, ela sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e ficou 32 dias internada.

Desde o acidente no dia 17 de outubro muita coisa mudou na rotina de Zora. A nora, Mirian Eimyli Agostinho Cambiaghi, de 36 anos, é quem fala sobre o impacto que o acidente causou na sogra e na família. Ela conta que a situação foi grave ao ponto de Zora ficar em coma.

“Ela sofreu um AVC Hemorrágico gravíssimo e ficou entre a vida e a morte. Fez uma cirurgia de emergência e permaneceu em coma por nove dias. Após 32 dias internada, ela recebeu alta do hospital, graças a Deus”, diz.

Zoraide é descrita como uma mãe batalhadora a 'vovozona'. (Foto: Arquivo pessoal)
Zoraide é descrita como uma mãe batalhadora a 'vovozona'. (Foto: Arquivo pessoal)

Após sair do hospital, Zora não consegue mais realizar as mesmas atividades como antes. Por precisar de auxílio 24h e estar acamada, os parentes se organizaram para revezar os dias de cuidado. A programadora comercial explica que os amigos também estão ajudando como podem.

“A família montou uma escala para acompanhar e cuidar dela. Durante os dias nos revezamos entre filhos, nora e amigos para não sobrecarregar ninguém já que ninguém pode parar de trabalhar para ficar com ela. As noites, a filha que mora com ela fica responsável pelo acompanhamento e cuidado e contamos com a ajuda de amigos de vez em quando também”, afirma.

Essa união não poderia ser diferente, pois Zora é uma pessoa bastante querida. Mirian relata que a mulher sempre fez o que pode para cuidar dos filhos e netos. “Dona Zora é uma pessoa de coração gigante, sempre disposta a ajudar, sempre com um jeitinho carinhoso e muito alegre. Uma mãe dedicada e carinhosa, batalhou e trabalhou muito para criar os filhos. Vovózona, sempre cuidou dos netos e auxiliou na criação deles também”, destaca.

Em outubro, Zora sofreu AVC e ficou internada mais de 30 dias. (Foto: Arquivo pessoal)
Em outubro, Zora sofreu AVC e ficou internada mais de 30 dias. (Foto: Arquivo pessoal)

Feijoada - Devido ao AVC, Zora precisa de cuidados especiais e para custear as fraldas, pomadas, luvas, lenços e medicamentos, a família organiza no dia 19 de novembro uma feijoada beneficente. Como um dos filhos é cantor sertanejo, vários amigos artistas estão apoiando a ação.

Ao todo são 10 atrações que irão cantar no dia, a partir das 11h, no Rancho Santa Laura na Rua Thor, 08, Bairro Caiobá. Para mais informações sobre o evento beneficente, o contato do filho da Dna. Zora (67) 991614431 - Juninho Cambiaghi ou da nora (67) 981866080 - Mirian Cambiaghi.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News

Nos siga no Google Notícias