Campo Grande News tem o dobro de audiência do segundo colocado em MS
Números do principal certificador de audiência de mídias eletrônicas do mundo comprovam a liderança do Campo Grande News em relação aos outros sites de notícias de Mato Grosso do Sul.
Segundo o IVC (Instituto Verificador de Circulação), foram 11.341.538 visualizações de páginas em junho, praticamente o dobro do segundo colocado, o site Mídiamax, contra 6.164.982. São 812 mil leitores únicos, contra 374 mil do concorrente.
A média deste ano é ainda maior, supera 13 milhões de visualizações por mês. As estatísticas são geradas até a segunda quinzena do mês seguinte, por isso os dados de julho só serão disponibilizados depois do dia 15 de agosto.
No ranking do Centro-Oeste, o Campo Grande News também aparece como o líder em leituras, na frente de portais de grandes revistas e jornais brasileiros, como Estadão, O Globo, Exame e LanceNet.
Na região, enquanto o Campo Grande News fica em 1º lugar em visualizações de páginas, já o segundo representante do Estado surge apenas em 7ª posição.
O Campo Grande News é o primeiro jornal eletrônico do Estado a ser auditado pelo IVC. A diferença entre o Instituto e outros medidores, como o IBOPE é que não são geradas pesquisas por amostragem. Todas as leituras são contabilizadas, sistema que garante números exatos.
Para quem trabalha no mercado publicitário, e depende de números confiáveis para definir onde é melhor anunciar, o IVC é “A” ferramenta, resume o sócio da agência de publicidade Remat.
“É o instrumento de aferição de maior credibilidade, usada no Brasil inteiro. Com o IVC, acabou a ‘guerra de mentiras’. Agora é tudo na base dos números confiáveis”, justifica Luiz Augusto Gorisch Paraná.
O publicitário lembra que a ferramenta não significa muito só para as empresas de comunicação, mas também para os empresários que esperam resultados positivos diante de um investimento em propaganda. “É a segurança”, explica. Sobre o Campo Grande News ser o líder, a informação não surpreendeu. "Sempre soubemos disso", comenta.
Proprietário da Agilitá, Ariosto Barbieri, avalia o IVC como “fantástico”. Para o publicitário, a maior vantagem é o fato de o Instituto trabalhar apenas com dados auditados, diferente de outras aferições de audiência. “Na hora de escolher onde anunciar, o cliente confia na indicação da agência, por isso é tão importante para o mercado publicitário ter esse tipo de comprovação de audiência”, detalha.
O diretor de tecnologia da empresa Gestão Ativa, Kenneth Corrêa, avalia que todos “sites e portais sérios” têm de utilizar o IVC hoje como referência. “Sempre houve muito questionamento sobre o índice de leitores. Antes, as informações eram muito confusas porque eram geradas pelas próprias empresas. A chance de ter números forjados era altíssima. Agora existe um índice real, confiável”, finaliza.
“Não é possível fazer planejamento de mídia sem esse tipo de estatística”, diz o diretor da Slogan Publicidade, Henrique Medeiros.
Sempre recorrendo a esse tipo de pesquisa para certificar que os clientes farão o melhor negócio, o publicitário não tem dúvidas sobre o poder da web e do Campo Grande News no mercado publicitário.
“Esse pioneirismo, o fato de ter começado com a informação on-line, colocou o Campo Grande News em uma posição de destaque, fez o portal conquistar uma faixa dentro do mercado publicitário. É um dos mais importantes veículos de informação e opinião pública que temos”, elogia.
Crescimento - Lá se vão 14 anos desde a primeira postagem do Campo Grande News, em março de 1999. O tempo parece curto, mas exigiu avanços tecnológicos na velocidade que a internet precisa e fez do site miúdo um portal de informações reconhecido, inclusive, em dezenas de trabalhos científicos publicados por profissionais de Comunicação.
O primeiro portal jornalístico de Mato Grosso do Sul não só modernizou o layout, mas também modificou ao longo dos anos a forma de interagir, com novas funcionalidades que permitem ao internauta uma leitura dinâmica. Desde 2010, por exemplo, ferramentas já garantiam aos leitores compartilhar o conteúdo nas redes sociais. Também foi o primeiro do Estado a funcionar totalmente no iPad.
Nova plataforma de gerenciamento de conteúdo possibilitou trabalhar cada editoria de maneira diferenciada, o que permite personalizar totalmente cada matéria, abusar de imagens, infográficos, mapas.
Em agosto de 2011 o portal ganhou o seu “Lado B”, um canal leve, com peso em conteúdo de comportamento, diversão, tendências e arquitetura, hoje um dos recordistas de acessos diários.
No ano passado, novas alterações no sistema foram feitas, antes das eleições municipais, para que o leitor do Campo Grande News tivesse rapidez e qualidade de informação garantida em um momento fundamental.
Hoje, por exemplo, 3 operadoras prestam serviços para o portal, para que o jornal não fique fora do ar. Quando uma delas tem o serviço interrompido, outra assume a transmissão de dados e evita a queda na conexão.
Confiança - Mesmo quem não tem acesso aos índices oficiais, como o IVC, descobriu a influência do Campo Grande News nas relações cotidianas. O que é publicado pelo portal ganha repercussão imediata nas ruas, o que convence anunciantes como Fiorela Faria Milanesi Jorge Warde, proprietária do restaurante Tiboni.
“Há mais de dois anos anunciamos no Campo Grande News porque temos a certeza do retorno, de que a publicidade atinge o público que buscamos. Sempre renovamos. As pessoas entram no portal para ver as notícias diariamente e todo mundo comenta”, relata a empresária.
Ser relevante e respeitado, significa fidelidade dos clientes. O Sicredi, a primeira cooperativa de crédito brasileira, também é parceira do portal com resultados que renovam a relação comercial a cada ano, confirma o diretor executivo de Desenvolvimento do Sicredi em Mato Grosso do Sul, Luis Guilherme Sales Trindade.
“O Campo Grande News tem o melhor índice de aproveitamento e resultado operacional no mercado. É o veículo onde nossos banners tem maior números de cliques (acessos). Em comparação com os demais, os outros ficam devendo muito. A abrangência coloca nossa marca em evidência. É uma escolha técnica e estratégica”, explica.