ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
AGOSTO, QUARTA  21    CAMPO GRANDE 30º

Consumo

Com madeira e cascas, psicóloga faz acessórios inspirados no Pantanal

De colares de mesa a chapéus, as peças são confeccionadas utilizando elementos da natureza

Por Idaicy Solano | 21/08/2024 06:45
Hermínia utiliza chapéu e colar produzidos por ela (Foto: Arquivo Pessoal)
Hermínia utiliza chapéu e colar produzidos por ela (Foto: Arquivo Pessoal)

Há dois anos, a psicóloga Hermínia Sara Freyre Nunes, de 58 anos, decidiu unir seu amor pelo artesanato e pelo cuidado com as pessoas, para criar produtos que conectam o ser humano com a natureza. De colares de mesa a chapéus, suas peças são inspiradas no Pantanal sul-mato-grossense, e confeccionadas utilizando elementos da natureza.

Hermínia é natural de Porto Murtinho, no interior do Estado, mas mora em Campo Grande há 53 anos. Ela é formada em psicologia, especializada em educação em Diabetes. No entanto, o artesanato entrou em sua vida após completar 50 anos, ao perceber que trabalhar com manualidades seria um ‘divisor de águas’ em sua vida.

“O meu olhar sempre foi para “o outro”, meus atendimentos aos diabéticos sempre pautaram a ajuda terapêutica aos que necessitavam e não tinham recursos, sempre amei a minha profissão. Entretanto, perceber-se capaz de produzir algo, que é atrativo aos olhos do outro é motivador e prazeroso. O processo de planejar e criar algo feito por você, é uma satisfação ímpar”, relata.

Para Hermínia, poder se dedicar ao artesanato é uma forma de sentir orgulho por ser capaz de realizar lindos projetos, além de se dedicar a ter um olhar atento para mensagem que deseja passar, construindo e curtindo cada etapa e aprendizado.

“Antes de mais nada as manualidades tem uma capacidade terapêutica, de reencontro, de redescobertas, elevação de autoestima e muito mais”, diz.

Hermínia produz colares de contas de madeira, pulseiras, brincos, chaveiros, colares de mesa feitos de sementes, cascas de árvores de reflorestamento, casca de jacarandá, entre outros.

Colar de contas feito em madeira (Foto: Arquivo Pessoal)
Colar de contas feito em madeira (Foto: Arquivo Pessoal)
Colar de mesa feito de cascas de ávore (Foto: Arquivo Pessoal)
Colar de mesa feito de cascas de ávore (Foto: Arquivo Pessoal)

Já os chapéus de palha são feitos aplicando a técnica de decoupage com estampa de animais da fauna pantaneira, como a Arara Canindé, Arara Vermelha, Arara Azul, Tucano e a onça pintada.

Hermínia faz questão que cada um de seus produtos sejam entregues com informações relevantes sobre a importância dos animais para o ecossistema, com o objetivo de conscientizar a todos sobre a importância da preservação do bioma.

“A arte é uma importante ferramenta de reflexão, é a partir dela que podemos transformar-nos, tornando-nos um novo ser com novas concepções. Eu, particularmente, sempre pude contemplar nossa fauna e flora, daí o porque sempre foram minha fonte de inspiração”, destaca.

Os valores do produtos variam de R$ 90,00 a R$120,00. Quem quiser conhecer o trabalho de Hermínia, basta acessar o perfil do Instagram @artesanandoms.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias