Entre casamento e natureza, fotógrafo caça cenários para ensaio ir além da noiva
As fotos encantam pela natureza exuberante e fazem, por um minuto, a noiva ficar em segundo plano. Aos 23 anos, o fotógrafo Renato Zaar sai à caça de cenários perfeitos para compor o que ama registrar: natureza e casamentos.
O Lado B chegou até o trabalho do fotógrafo através da imagem que abre a matéria. Um ensaio pré-casamento feito na Fazenda Igrejinha, em Rio Verde, com relevo digno de ser registrado: um morro com pilares altos entre a beleza do Planalto Central com a Planície Pantaneira.
"Passei para os noivos o lugar, eles gostaram do que viram e fomos lá", conta Renato. Os clientes que chegam até ele geralmente admiram as duas temáticas que o fotógrafo trabalha paralelo a de casamento, natureza e turismo.
"Sempre pergunto onde o casal se conheceu, se costumam ir à fazenda dos avós, se iam, ainda vão... Geralmente tem alguma coisa envolvida", descreve.
Quando o cenário é a natureza, as fotos chamam atenção para além do branco de quem seria a personagem principal. "Às vezes a noiva acaba não ficando tão em evidência compondo uma paisagem, mas sempre fazemos também as fotos mais românticas e intimistas", explica.
O caminho profissional de Renato começou há cinco anos, com fotógrafos já experientes e sempre em casamento. Depois da primeira linha de trabalho, ele segue pela vertente que corre no sangue. "Eu cresci com tios que moram em fazenda, sítio... Sempre fui para esses lugares. Meu pai também sempre gostou de pescaria e acabou ficando as duas coisas", relata. O envolvimento com o verde fez com que ele levasse para os casamentos e ensaios esse lado da natureza.
"E os noivos topam às vezes rodar 300 quilômetros até algum lugar, porque sabem que é importante. É algo que não é só para o casamento, é um registro da história deles. Daqui alguns anos eles vão ver o quanto eram jovens, felizes e vão sentir a emoção daquele momento", acredita.
Além de gerar belas imagens, a natureza tem a vantagem de dispensar o uso de luzes artificiais. "Uso o mínimo, ela já gera uma iluminação fantástica e num estado ruralista como o nosso, cheio de fazendas e plantações, o que mais têm são belezas intocadas e é o que eu gosto de mostrar: a beleza intocável da natureza com a beleza do amor e do casal. Isso é o que forma uma bela composição". Diferente do clima pesado da cidade, a natureza traz a paz que Renato diz desejar aos casais.
Confira a galeria de imagens: