Gata revolucionária e serigrafia dão vida às peças autênticas da 'TRÜ’
Criada por Júlia, marca autoral tem linha composta por camisetas, tops, ecobags e shorts
Serigrafia, gatinha Surya e inspirações carregadas de personalidade. A marca sul-mato-grossense, ‘TRÜ’ nasce a partir dessas e outras influências. Júlia Teruel Soares, de 26 anos, é a responsável por agregar valor em peças simples através da técnica artística, que remonta aos tempos da dinastia chinesa.
Em Dourados, a 251 km de Campo Grande, Júlia transformou a casa em estúdio (e vice-versa) para fazer camisetas, tops, bolsas, buckets, pochetes, saias, shorts, calças, ecobags e jaquetas ‘corta vento’. As estampas das peças são variadas, porém todas são feitas seguindo o passo a passo da serigrafia.
Ao Lado B, a criadora da marca fala sobre a história da ‘TRÜ’, como funciona a produção e de que forma as inspirações terminam impressas nos tecidos. Formada em Gestão Ambiental, Júlia criou a marca em 2022 após a colação de grau do curso. O negócio começou ‘sem querer’, mas nela sempre existiu a vontade de mexer com serigrafia e roupas.
“A serigrafia sempre foi um mistério que eu queria aprender a desvendar. Quando era pequena sempre foi muito difícil gostar das roupas que vendiam, minha mãe até brincava falando: ‘Você vai ter que fazer suas próprias roupas’ e acabou sendo verdade”, comenta.
Há dois anos, a empreendedora usa inspirações que advém da música, natureza, espiritualidade e cultura local para produzir os produtos. Uma das peças, por exemplo, foi desenvolvida após uma viagem à Cidade Branca, onde ela visitou o Muhpan (Museu de História do Pantanal em Corumbá).
“Tirei foto do piso do museu e em casa olhando as fotos vi que a imagem tinha grande potencial para virar uma tela e estampar as camisetas. Através do Instagram da marca pude explicar e mostrar a história por detrás dessa arte”, diz.
Para além de locais históricos, a ‘TRÜ’ também traz na estampa um pouco de afeto. A gatinha da Júlia, a ‘Surya’ é a cara da marca sul-mato-grossense. A ilustração da felina está impressa numa quantidade considerável de peças produzidas, sendo essas uma das favoritas do público.
“Uma estampa que faz muito sucesso e está na marca desde o começo é a Surya. Minha gatinha foi inspiração, fiz ela com expressão de brava e a chamo carinhosamente de gatinha revolucionária. Quando vou expor em feiras sempre ouço elogios pra gatinha brava, porém fofa”, conta.
Sozinha, Júlia é responsável por toda linha de produção, desde criação de arte as entregas. Apesar das dificuldades em produzir no interior do Estado, ela utiliza as redes sociais para expandir o público além de Dourados e Campo Grande.
Através do próprio olhar, a criadora da marca insere nas peças estampas únicas e autênticas para que diferentes pessoas possam se identificar. O simples e o básico é uma proposta que deu certo para Júlia que faz tudo conforme a inspiração do momento.
As peças têm preços variados e o público encontra modelos a partir de R$ 60, como os croppeds e camisas mais elaboradas que chegam a R$ 180. As peças são entregues em todo País e interessados em conhecer a marca podem acompanhar o Instagram @jtru03
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.
Confira a galeria de imagens: