Mãe e filha colorem casa e abrem ao público com arte, yoga e tatuagem
Desde outubro, espaço une yoga, estúdio de tatuagem e loja colaborativa de arte
Yoga, arte e tatuagem se encontram nas salas do Coletivo Prana. No Bairro Vila Alba, três mulheres uniram diferentes habilidades para criar um espaço único e colaborativo. Desde outubro de 2023, Angélica Vanessa da Silva, de 45 anos, Ana Lua, de 20 anos, e Jay Gimenes, de 19 anos, compartilham a casa com aqueles que quiserem chegar.
A Rua Oviêdo é onde a criatividade não tem limite, pois dentro do imóvel se vê de tudo um pouco. Logo na entrada estão os tapetes de yoga usados por Angélica nas aulas que acontecem semanalmente em diferentes turmas.
Na próxima sala, quadros, mandalas, japamalas, roupas customizadas, calendários, cadernos de bolso, peças decorativas e artesanais preenchem o espaço. A loja colaborativa é mais uma iniciativa do coletivo que cedeu o lugar para que diferentes artistas, artesãos e empreendedores pudessem deixar os produtos.
Desenhos e muita cor preenchem cada parede do teto ao chão e é nesse colorido que se chega ao ateliê de arte da Jay. Estudante de artes visuais, ela explora diferentes técnicas desde 2020. “Comecei a estudar sobre arte, entrei na faculdade e venho fazendo. Trabalho com arte sustentável, cerâmica, escultura, pintura”, cita.
Os cadernos de bolso com a capa reciclável e marcado por desenhos é uma boa amostra do trabalho da jovem. ‘Guardiã’ do coletivo, Jay saiu de casa para morar no lugar e viver 24h por dia, tudo que o local tem a oferecer.
Ao lado do ateliê dela está o estúdio de tatuagem de Ana Lua. Os desenhos autorais da tatuadora ganham a pele de diversas pessoas desde que começou a trabalhar no ramo. O fine line é um dos estilos que mais gosta, mas a jovem também não fica limitada somente a esse.
Além das tatuagens, Ana Lua também customiza peças como calças, blusas e shorts. Os tecidos, por exemplo jeans, ganham um toque a mais graças aos traços feitos à mão pela artista. Filha da Angélica, ela considera o coletivo algo desafiador, mas que a cada dia vive um aprendizado inspirador ali.
Coletivo Prana - O espaço colaborativo apareceu no momento certo para cada uma das mulheres. Primeiro surgiu a oportunidade de alugar a casa e depois tudo ocorreu de forma natural para as mulheres que, à sua própria maneira, faziam arte.
Angélica, que é professora de yoga desde 2009, fala sobre a proposta do Coletivo Prana. “A ideia do espaço é que as pessoas, às vezes, venham só para trocar uma ideia, falar sobre arte, produzirem. A ideia é que as pessoas venham para se sentirem bem e se desenvolverem dentro do coletivo”, afirma.
O espaço colaborativo está localizado na Rua Oviêdo, 206, Vila Alba. Quem quiser saber sobre os horários pode acompanhar direto no perfil @coletivo_prana
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.
Confira a galeria de imagens: