1ª Mostra de Arte Transformista de Campo Grande abre inscrições
Mostra abre chamada pública para seleção de artistas transformistas de todo o Brasil
Campo Grande terá pela primeira vez a Monart (Mostra Nacional de Arte Transformista de Campo Grande), organizada pela equipe da 'Corrida das Drag'. A organização abriu nesta semana chamada pública para seleção de artistas transformistas de todo o Brasil. As inscrições são gratuitas e seguem abertas até dia 17 de julho.
A mostra vai reunir transformistas de todas as regiões do país em um dia de evento na Concha Acústica Helena Meirelles, no dia 14 de setembro. A mostra fará parte da programação da DragZona - Festival de Arte LGBTQIAPN+.
“Queremos fazer circular pela cidade de Campo Grande o que temos de mais desenvolvido enquanto arte transformista no País, além de assentar o local da arte transformista dentro das instituições culturais. Acreditamos que a institucionalização dessa arte, movendo-a dos guetos da comunidade LGBT para aparatos culturais, é importante para o reconhecimento de nossa cultura LGBTQIAPN+, como forma de legitimar que há vertentes de arte que surgem através de nós e para nós”, afirma Meri Moraes, uma das idealizadoras do evento.
Serão selecionadas oito apresentações: cinco nacionais, cada uma de uma região diferente do país, e três do Estado de Mato Grosso do Sul, incluindo uma vaga específica para a capital. Além disso, haverá duas atrações convidadas – uma nacional e uma regional – totalizando dez apresentações no evento.
A inscrição deve conter link para portfólio com histórico artístico, link para mídia kit e link para o vídeo do show/performance pretendido, que não precisa ser inédito.
Artistas do Mato Grosso do Sul podem concorrer às vagas nacionais e regionais enviando uma inscrição para cada categoria.
A seleção se dará por meio de análise de portfólio e do show/performance enviado e os critérios de seleção são: originalidade, criatividade e viabilidade técnica de execução e produção.
“Entendemos que a mostra não é uma competição como a Corrida, e também diferente da Corrida, queremos artistas que já trabalham na cena e vem consolidando seu trabalho há algum tempo”, detalha Meri.
Cada selecionado receberá transporte, estadia e refeições durante o período do evento. As apresentações regionais receberão um cachê de R$ 500 e os nacionais de R$ 1.000, pagos após a realização da Mostra.
A divulgação das selecionados será no dia 30 de julho.