Apaixonados por marcenaria entram em reality concorrendo a R$ 10 mil
Prêmio em equipamentos será disputado por quatro profissionais da área e reality é gravado em MS
Profissionais que veem a marcenaria como mais do que uma profissão vão integrar um reality show produzido e gravado em Mato Grosso do Sul. Na primeira edição do programa, que será exibido no Youtube, quatro participantes concorrerão a mais de R$ 10 mil em equipamentos e o público irá escolher o vencedor.
Dividido em quatro episódios, o Duelo dos Marceneiros, produzido pelo Senai-MS, irá mostrar os profissionais executando desafios e, ao fim, a audiência irá escolher de quem foi o melhor produto. O primeiro episódio será no dia 1º de Março.
Declaradamente apaixonados pela área, os profissionais contam que o programa é uma forma de declarar o carinho pela marcenaria e, claro, sair como o vencedor do desafio. “A marcenaria vai muito além de ser uma profissão milenar, ela envolve projetos e sonhos” resume Marcos Alexandre dos Reis, de 38 anos.
Integrando o grupo de participantes, o marceneiro conta que começou a trabalhar na área em 1999, em Diamantino no Mato Grosso. “Pedi emprego como oportunidade de profissão, devido à cidade ser pequena havia apenas dois marceneiros. Fui o primeiro da família e em seguida meu irmão e meu cunhado também se tornaram”.
Contando sobre a experiência e ansiedade para participar do programa, Alexandre comenta que além das gravações em si, não conhecer os concorrentes deixou o desafio ainda maior. “Foi incrível, conheci pessoas sensacionais e dividimos experiências”, completa.
Sobre sua participação, ele comenta que conseguiu comprovar suas teses. “O programa comprova que marcenaria não é um pastel que você come um de queijo, pede um de carne e sai com dois minutos. A marcenaria qualificada, com alto padrão, demanda tempo”.
Já Walter de Liz, de 39 anos, começou a explorar o mundo da marcenaria ao lado do pai e chegou a Campo Grande em 2018. Nascido em Minas Gerais, ele morava no Rio de Janeiro e decidiu recomeçar em Mato Grosso do Sul com a família.
Contando sobre como começou na área, o profissional explica que o pai tinha uma loja de móveis prontos, mas sempre fazia algum projeto. “No começo, como era moleque, trabalhava ajudando na limpeza, depois fiz montagem até chegar na marcenaria mesmo”.
Por ter começado antes do MDF se popularizar, ele narra que a aprendizagem precisou ser geral, indo desde as colunas de madeira maciça até os compensados da época. E, sem imaginar que um dia participaria de um reality show, conta que o nervosismo bateu nas gravações.
“É um desafio porque na prova você precisa mostrar que sabe fazer. Não tem calculadora, não tem projeto e você precisa bolar ali na hora. Como não estou aqui para fazer coisas básicas, quis tentar inventar”, explica Walter.
Já André Fries, de 40 anos, narra que começou sua história como montador há 20 anos, vendo colegas seguirem a profissão nas Moreninhas. “Antes da marcenaria mesmo, eu tinha 14 anos e entrei numa indústria de compensados e já lidava indiretamente com esse campo. Até que alguns amigos começaram a ser montadores e fiquei pensando o motivo de eu não tentar também, já que o trabalho era melhor”.
Desde então, ele não saiu mais do campo e até negar concurso para técnico de enfermagem ele negou. “Eu fiz o curso, passei no concurso, mas a marcenaria me pegou mesmo e fiquei nela. Acho que cada um tem seu ritmo, seus planos, e para mim a marcenaria encantou”, comenta.
Veja o vídeo sobre o reality:
O reality show
Idealizado pelos empresários Karla Roa e Raphael Duprat, o Duelo de Marceneiros é uma parceria com o Senai. Karla explica que o programa surgiu durante o dia-a-dia de atendimento a profissionais da área.
Conforme ela explica, o mercado precisava de um programa para evidenciar o trabalho dos marceneiros. “Em uma reunião com o diretor da Faculdade da Construção do Senai, Plínio Júnior, que a ideia saiu do papel”, explica.
Em relação à dinâmica, no final do mês de Março, a peça dos finalistas será publicada no Instagram do Senai/MS e quem tiver mais curtidas irá levar a premiação.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).