Berço do Carnaval, a pequena Ladário antecipa sua folia ao lado de Corumbá
Prefeitura anunciou três shows nacionais, entre os dias 21 e 23, abrindo com o Grupo Revelação
Corumbá tem a fama do melhor Carnaval do Centro-Oeste, mas foi em Ladário, cidade de 354,2 km² situada dentro do 11º maior município brasileiro (64 mil km²), onde tudo começou, no início do século passado. Sede de um distrito da Marinha, desde 1873, Ladário influenciou a folia pantaneira com a chegada dos cariocas, criou o primeiro bloco carnavalesco e a primeira escola de samba, mas sempre esteve na rabeira da cidade irmão no quesito organização.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Ladário, cidade histórica do carnaval pantaneiro, decidiu antecipar sua folia para não competir com Corumbá, famosa por seu carnaval no Centro-Oeste. A iniciativa do prefeito Munir Ramunieh trouxe vida nova à festa local, atraindo turistas e movimentando a economia. Com eventos antecipados e shows nacionais, Ladário busca se unir a Corumbá, reconhecendo sua força carnavalesca. A decisão foi bem recebida, com escolas de samba corumbaenses participando e discutindo a criação de uma nova escola em Ladário, fortalecendo laços e celebrando a tradição carnavalesca da região.
Depois de tantas tentativas de medir forças na passarela, Ladário se curva a Corumbá, reconhece a força do seu carnaval e também o referência. A iniciativa do prefeito ladarense Munir Ramunieh de antecipar a festa momesca para encerrar uma concorrência desleal foi, para os carnavalescos, uma decisão de mestre. Dois esquentas promovidos pela prefeitura, em 26 de janeiro e neste sábado (8), contaram com a presença de escolas de samba de Corumbá.
A antecedência da festa não agradou apenas a população, que viu renascer um Carnaval que se resumia a alguns blocos dispersos. Realizada na Avenida 14 de Março, movimenta a economia local, com circuito do samba e praça de alimentação, e vem atraindo turistas e os corumbaenses. E mais: terá uma programação especial, entre os dias 21 e 23 de fevereiro, com três shows nacionais: Grupo Revelação, MC Jacaré e, para as crianças, a Carreta do Dogão.
Show da campeã
“Se não podemos concorrer, temos que nos unir a Corumbá”, diz Munir Ramunieh. Sua ideia deu certo: além de gerar renda numa cidade de 22 mil habitantes sem muitas perspectivas de empregos, ganhou a adesão e a simpatia dos vizinhos. Os carnavalescos corumbaenses já discutem a criação de uma escola de samba em Ladário e aceitar sua filiação na Liesco (Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá), em reconhecimento ao berço do carnaval.
No primeiro esquenta, abrindo a pré-folia, a atração principal foi a bateria e passistas da Escola de Samba Mocidade da Nova Corumbá, reunindo cinco mil pessoas na avenida. Neste sábado, nem mesmo a garoa que caiu no Pantanal afastou o público para assistir a escola campeã do carnaval corumbaense de 2024, a Império do Morro, que acumula 34 títulos. E deu um show com sua bateria, a rainha Raiane Oliveira, a porta-bandeira Vallessa e o mestre-sala Edelton.
“Ladário tem história e tradição, mas estava à margem do nosso carnaval, principalmente depois que os clubes deixaram de promover seus bailes. Mas, agora, com essa boa ideia de antecipar a festa, a cidade acordou, a gente percebe as pessoas animadas e tem muito a evoluir”, comentou Robson Lacerda, presidente da Império do Morro. “Foi uma emoção muito grande sambar aqui”, celebrou a rainha Raissa, depois de dançar com a plateia.