ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Diversão

Bonito Cinesur chega ao 7º dia de programação; confira destaques de hoje

Por Thailla Torres | 26/07/2024 07:57
A  curadora da Mostra Ambiental, Elis Regina, Malena Blanco, diretora de "Somos y seremos mar" (Argentina, 2024, 78 min) e  Kerly Menezes, diretora de "La Cadena" (Equador, 2023, 18 min).
A  curadora da Mostra Ambiental, Elis Regina, Malena Blanco, diretora de "Somos y seremos mar" (Argentina, 2024, 78 min) e  Kerly Menezes, diretora de "La Cadena" (Equador, 2023, 18 min).

A segunda edição do Bonito CineSur - Festival de Cinema Sul-Americano de Bonito, segue proporcionando debates, oficinas e exibições de filmes sul-americanos, com uma ampla programação, com produções cinematográficas brasileiras, da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Ampliando o leque de atividades em comparação ao ano passado, a segunda edição oferece quatro oficinas inteiramente gratuitas em áreas estratégicas para pensar o ecossistema do audiovisual (oficina de roteiro - ministrada por José Eduardo Belmonte; oficina de assistência de direção ministrada pela diretora Marianne Macedo Martins; oficina de interpretação para cinema e TV, ministrada por Luciana Martuchelli e oficina de produção executiva, ministrada por Camilo Cavalcanti).

Desse modo, o festival se alinha a outros do gênero, no sentido de também cumprir uma função na cadeia do pensamento, permitindo que uma região pouco assistida nessa seara da formação tenha a oportunidade de interagir e assimilar conhecimentos com profissionais renomados na área.

Na quinta-feira (25), o evento chegou ao sétimo dia com uma programação intensa e diversificada. Às 10h30, teve início o debate da Mostra Competitiva sul-americana na Câmara Municipal de Bonito que contou com a participação do curador José Geraldo Couto, além de Valu Vasconcelos, produtor brasileiro do longa de animação "A Outra Forma" (Colômbia, Brasil, 2023, 100min), dirigido por Felipe Guzmán Ramirez, e teve a  presença da cineasta Fernanda Faya, diretora de Neirud (Brasil, 2023, 71 min). Em seguida, foi a vez do debate com a curadora Elis Regina, Malena Blanco, diretora de "Somos y seremos mar" (Argentina, 2024, 78 min) e  Kerly Menezes, diretora de "La Cadena" (Equador, 2023, 18 min).

Às 15h, foi realizada a mesa de debate sobre "O Cinema  Argentino e a interrupção dos processos de produção e formação profissional, na Câmara Municipal de Bonito, com a produtora Cecília Diez, do Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales (INCAA - AR). Em seguida, teve início a Mesa "A Representatividade Indígena no Cinema Sul-Americano", com Gleicielly Nonato Guató (BR), Jade Rainho (BR), Mukutsawa Aguasanta Montahuano Usigua (EC) e Malena Blanco (AR).

Às 18h30, a Mostra Competitiva de Filme Ambiental exibiu o curta WHERE ARE YOU FROM? (Uruguai, 2023, 2 min), de  Juan Cristiani, uma animação 3D envolvente que explora a urgência das questões ambientais e a esperança para o futuro. Em seguida, foi projetado o documentário Allpamanda(Equador, 2023, 93min), do Coletivo Tawna, representado por Mukutsawa Aguasanta Montahuano Usigua que apresentou a sessão. O filme conta a história do movimento indígena amazônico no Equador desde 1980.

Às 20h30, teve início a competição Sul-americana com a exibição do curta À Noite Todos os Gatos São Pardos (Brasil, 2024, 17 min), de  Matheus Moura.

Enquanto isso, o mais novo espaço exibidor do festival, o Cine Bonito, composto por uma estrutura com telona e sistema de som 5.1 montada no Centro de Múltiplo Uso (CMU), recebeu na noite do dia 25/07 mais de 60 pessoas para a exibição da animação "Bizarros Peixes das Fossas Abissais" (Brasil, 2023, 115 min), do premiado diretor Marão. O inventivo longa mostra uma heroína com poderes de metamorfose e sua jornada pelo oceano em busca de algo muito precioso.

Confira os destaques da programação para os próximos dias:

26 de Julho

10h30 - DEBATE DA MOSTRA COMPETITIVA INTERNACIONAL SUL-AMERICANA E AMBIENTAL, na Câmara Municipal de Bonito, com José Geraldo Couto, Elis Regina Nogueira e equipe dos filmes.

18h30 - Mostras Competitivas Filme Ambiental Curta-Metragem e Longa-Metragem
Centro de Convenções de Bonito - Auditório Kadiwéu

A MENINA E O MAR - Brasil, 2023, Gabriel Mellin, 19 min, Ficção, Livre / A história de duas crianças brasileiras que descobrem a beleza e os desafios do mar.

TUPUNGATO - Chile, 2023, Rafael Pease, 74 min, Documentário / Uma expedição ao vulcão Tupungato, no Chile, transforma-se em uma batalha pela conservação ambiental e direitos sociais.

27 de Julho

10h30 - DEBATE MOSTRA COMPETITIVA CINEMA AMBIENTAL, na Câmara Municipal de Bonito, com Elis Regina Nogueira e equipe dos filmes.

16h30 - SESSÃO ESPECIAL
Centro de Convenções de Bonito - Auditório Kadiwéu

TERCEIRO MILÊNIO - Brasil, 1981, Jorge Bodanzky, 94 min 15 seg, Livre / A potencialidade econômica do Amazonas e seus desvios: a corrupção na política indigenista e a presença de fábricas poluidoras. Após a sessão haverá uma conversa com o diretor Jorge Bodanzky.

20h00 - PREMIAÇÃO TROFÉU PANTANAL Para os vencedores das Mostras Competitivas
Centro de Convenções de Bonito - Auditório Kadiwéu.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias