"Caminhos da Fronteira": agosto é mês de unir turismo e Ana Castela
Ponta Porã e Amambai reúnem eventos, opções históricas e atrativos na natureza
Cadastrados como a região turística "Caminhos da Fronteira", os municípios de Ponta Porã e Amambai podem ser opção de viagem com destaque neste mês para a a 47ª Exporã. Isso porque o destaque desta edição é Ana Castela. Além do evento que será realizado entre os dias 14 e 17, há atrativos históricos e naturais.
Para quem gosta de se aventurar pelo Estado e sair dos destinos mais tradicionais, a união das duas cidades pode ser mais uma experiência para colocar na lista.
Ponta Porã
“Destino em que os visitantes têm a oportunidade de vivenciar a fusão das culturas, seja saboreando pratos da gastronomia típica, explorando mercados ou admirando construções com arquiteturas marcantes. Seja para desbravar a cultura fronteiriça, fazer compras em famosos centros comerciais ou simplesmente se encantar com paisagens”, descreve o relatório do Ministério do Turismo.
47ª Exporã com Ana Castela
No calendário oficial de Ponta Porã, a 47ª começa no dia 14 de agosto e segue até 17 com Ana Castela, Rapha e Leo, João Lucas e Walter Filho, Fiduma e Jeca na programação musical.
Durante os dias 14, 15 e 18 a entrada será gratuita no setor arena, enquanto nas outras datas e demais setores é necessário comprar ingresso (a partir de R$ 60, veja aqui).
Museu da Erva Mate - Santo Antônio
Mais de três mil peças integram o acervo criado por José Benites Cardenas, conhecido como “Toté Benites”, com livros, jornais, objetos de metal, couro, madeira e vegetal, além de um Ford 1929.
Além do acervo da Família Benites, famílias da área fronteiriça também ajudaram com doações que representam várias épocas. E, segundo o município, cerca de 600 pessoas passam por lá mensalmente.
- Chacurru Ecoturismo
Apesar de ficar no Paraguai, o atrativo é destacado para inserir no roteiro do Ministério do Turismo por ficar a 15 km do centro de Pedro Juan Caballero.
“O atrativo possui modernas instalações em meio à exuberante beleza natural de maneira que o esporte, aventura e lazer se misturam”, é descrito. Por ali, há passeios por trilhas, riachos e seis pontes suspensas.
Ainda sobre o que compõe, há tirolesa com mais de 150 metros e rapel na cascata com 28 metros de altura. Também há piscina, área de camping e quartos para hospedagem.
Amambai
Compondo a região turística, Amambai possui como destaques no mapa do Ministério do Turismo o CTG (Centro de Tradições Gaúchas) e o Recanto dos Caytés.
- CTG Sentinela
"Como um verdadeiro bastião das tradições gaúchas, o CTG Sentinela de Amambai desempenha um papel fundamental na preservação e promoção da cultura gaúcha na região. O CTG Sentinela de Amambai oferece uma variedade de atividades e eventos que celebram as tradições e valores do povo gaúcho", é descrito no relatório.
Entre as atividades desenvolvidas estão aulas de dança tradicional, história e festas temáticas.
- Recanto dos Caytés
Com piscinas, pesque-pague, trilhas e paisagens, o clube ainda possui área de camping com uma cachoeira localizada no Rio Amambai. Para conferir os valores e disponibilidade é necessário entrar em contato através do número (67) 99986-2906.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.