ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, DOMINGO  24    CAMPO GRANDE 30º

Diversão

Centro reabre com acervo de Lino Villachá e esculturas de João Zumelho

O Centro de Convenções Dr. Günter Hans, do São Julião, será reinaugurado no dia 1° de julho

Por Idaicy Solano | 24/06/2024 12:37
Esculturas de João Zumelho estarão disponíveis para visitação (Foto: Divulgação/Acervo São Julião)
Esculturas de João Zumelho estarão disponíveis para visitação (Foto: Divulgação/Acervo São Julião)

Após passar por reformas, o Centro de Convenções Dr. Günter Hans, localizado no hospital São Julião, estará novamente disponível para a visitação do público a partir de 1° de julho. Com esculturas, pinturas e livros feitos por pacientes ao longo dos anos, desde a inauguração do hospital, o espaço convida o visitante a uma imersão às raízes históricas e à arte, presentes nos 83 anos do São Julião, que nasceu como uma colônia para segregar hansenianos, quando ainda não havia cura para a doença.

O centro de convenções, que foi inaugurado pela primeira vez em 2001, faz parte de uma das inúmeras obras que o arquiteto Jurandir Nogueira deixou no hospital. A reinauguração contará com o lançamento da segunda edição das obras do escritor Lino Villachá, o acervo de esculturas do paciente João Zumelho, e a galeria dos ex-presidentes.

A reabertura desse espaço proporciona a visibilidade às criações artísticas dos pacientes que foram confinados no hospital ao longo dos anos. Estes talentos foram descobertos em 1970, quando Ir. Silvia Vecellio e seus voluntários entraram na colônia, e encontraram entre os confinados uma ‘vibrante produção artística’, que incluía músicos, repentistas, artistas de circo, poetas, um grande escultor [João] e um escritor de raro talento [Lino].

Centro de convenções foi reformado e será reaberto ao público em julho (Foto: Divulgação)
Centro de convenções foi reformado e será reaberto ao público em julho (Foto: Divulgação)

Lino Villachá chegou no São Julião em 1951, aos 12 anos, com os pais e mais dois irmãos, todos vítimas de hanseníase. Lino faleceu em 9 de julho de 1994 e, rememorando os 30 anos de sua morte, está sendo lançada a segunda edição de suas obras completas (cinco livros). O escultor João Zumelho foi interno de 1976 a 1991, e em seu tempo nas dependências do hospital, deixou um acervo com suas criações, que agora será transformado em mostra permanente no Centro de Convenções.

A galeria dos ex-presidentes homenageia nomes como os de Inah Machado Metello, Glorinha Lessa Coelho, Renato Alves Ribeiro, Carmélio Roos, Dra. Beatriz Dobashi e Geraldo Maiolino. Na cerimônia de reabertura, também será entregue pela primeira vez o Troféu Hospital São Julião, criado para homenagear os benfeitores. O troféu homenageia os pioneiros na história do hospital, como o arquiteto Jurandir Nogueira, e o Dr. Günter Hans, que dá nome ao Centro de Convenções.

Outros nomes homenageados serão o Dr. Orestes Rocha, Maria Olga Mandetta, Frei Hermano Hartmann e seu companheiro de luta, Erliene Palhano, Nerone Maiolino, a enfermeira italiana Gabriella Pellizzer e duas funcionárias que trabalham há 48 anos no hospital, Delcira Coimbra e Elza Rabelo.

O presidente do hospital, Carlos Melke ressalta a importância do São Julião para a cultura e história do Estado, e que “essa história passa pela arte e pela cultura e agora estamos compartilhando esse legado com a população”.

Após a reabertura, o Centro de Convenções ficará aberto para visitação no período da manhã das 8h às 11h e na tarde, das 13h30 às 16h30.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias