Com noite de pedalada, público aprova atividades na José Antônio
Considerada novo "corredor gastronômico", grupo inicia testes para saber se local vai receber o investimento definitivo do BID
Começou nesta terça-feira (16) as atividades e intervenções culturais no que tem sido considerado novo "corredor gastronômico" da cidade, a rua José Antônio. Os espaços criados para um teste de aproximadamente 30 dias vão receber durante todo esse período eventos que chame atenção para o local, e que ao mesmo tempo promete tomar medidas de prevenção ao contágio do novo coronavírus.
A primeira atividade consistiu em um “pedal gastronômico e turístico”, que levou um grupo de 20 ciclistas a sair da Morada dos Baís e passando pelo relógio da 14 de julho, monumento de Manoel de Barros, Praça do Rádio chegando até a José Antônio.
“Eu acho uma ideia muito boa porque precisamos ocupar os espaços na cidade e eu como ciclista fico feliz de ter um espaço para que eu possa vir de bicicleta, se assim quiser”, diz o servidor público Ewerton Higa.
O corredor gastronômico na José Antônio faz parte do projeto Urbanístico Tático, desenvolvido pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), em parceria com comerciantes local e a prefeitura para fomentar o comércio nas áreas urbanos com segurança, dando mais espaço aos ambientes e promovendo mais atividade ao ar livre.
Mayara Souza da Cunha, arquiteta do BID e responsável pelo projeto, explica que ele passa agora por uma fase de testes. “Serão 30 dias de teste para ver se aqui é um local viável, que podem culminar em um investimento meio por parte do BID e aqui virar permanentemente um corredor gastronômico ou até na suspensão do projeto caso a gente avalie que não deu certo. Mas para isso, ao fim desse período, será gerado um relatório das atividades e analisado pela equipe responsável”.
A advogada Joana Felício, que esperava para entrar em um dos restaurantes da José Antônio, também achou a ideia interessante, mas se atentou para a manutenção. “Eu acho super válido iniciativas como essa, que levem as pessoas a curtirem a própria cidade, mas a pergunta que sempre fica é: “vai continuar bonito assim pra sempre?”, tomara que sim”.
A manutenção dos espaços, inclusive é de responsabilidade dos comerciantes e funciona como contra partida. Rodrigo Hata é dono de um bar na José Antônio e está a frente do grupo de comerciantes que buscaram o projeto para a José Antônio virar corredor gastronômico. Para ele, o investimento do BID PE importante para dar mais opções aos campo-grandenses.
“Campo Grande não é uma cidade com muitos atrativos turísticos naturais, então precisamos criar espaços que atraiam as pessoas, que elas queiram ir e sobretudo com segurança por conta da covid-19”.
Programação continua – Nesta quarta-feira está prevista apresentação de dança do ventre, das 17h às 18h. Na quinta, a partir das 18h, com saída da Morada dos Baís, a ação será um “Walking Tour”, com limite de dez pessoas, passando por prédios históricos e finalizando na rua José Antônio. Na sexta, a música do “Folk na rua” promete alegrar o dia, das 11h30 às 12h30.
No sábado, mais música com Zé Geral, às 20h; e no domingo, exposição de carros antigos, das 16h às 19h. Além disso, tem o ônibus do City Tour, que segue em programação gratuita até dia 30 de dezembro, das 19 às 21 horas, saindo da Cidade do Natal e passando pela rua José Antônio.
Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.