De sobá a almofada de niguiri, festival tem um pouco de tudo
Evento segue neste domingo com atrações culturais, cozinha show, praça de alimentação e exposições
Em sua segunda edição, o Festival do Japão reúne desde comidas típicas até objetos decorativos temáticos para fazer a alegria tanto dos descendentes quanto de quem gosta da cultura japonesa. Organizado pela Associação Esportiva e Cultural Nipo-Brasileira, o evento segue neste domingo (20) até 21h.
Ocupando a associação, o festival possui três praças de alimentação, espaço para expositores e palco com apresentações. Integrando a equipe de organização, Bernardo Tibana conta que o embrião do evento surgiu como Bon Odori e com o decorrer dos anos foi aumentando até chegar ao resultado atual.
“Nós conseguimos oferecer para os visitantes comidas típicas, objetos, apresentações culturais, são coisas bastante diversas. É interessante porque durante o festival conseguimos mostrar um pouco sobre como a cultura japonesa é variada”, detalha Bernardo.
Além de possibilitar uma aproximação com o público externo da comunidade japonesa, o diretor de comunicação da Associação também comenta que o evento reforça a integração dos imigrantes. “Podemos explicar que temos aula de japonês, que as crianças e os jovens podem participar dos esportes. Minha geração mantém a tradição, mas queremos que as novas também participem”.
Para atrair público de idades variadas, o evento investiu em oferecer uma variedade de alimentos e também de produtos expostos. Vindo de São Paulo, o stand de Ivete Umakoshi mostra um pouco da diversidade de itens.
Indo de almofadas de sushi até ímãs de gueixa, o espaço integra o setor de lojas. Há mais de 30 anos com as vendas, Ivete conta que sua loja é especializada em participar de eventos e, por isso, a ideia é levar desde papelaria até objetos ligados a animes.
No mesmo espaço de exposições, o público ainda encontra lojas de camisetas, itens colecionáveis até shoyu e molhos japoneses.
Já na praça de alimentação mais tradicional, o festival reúne tanto alimentos tradicionais quanto outros menos conhecidos. Presidente do Fujinkai da associação, Dirce Kimie Guenka lidera uma das opções que produzem o sobá no festival.
“Mais do que o trabalho, é importante a união. Eu fico feliz de ter a equipe aqui comigo trabalhando. Para nós, japoneses, isso é muito importante para manter a cultura”, comenta Dirce.
Se preparando para o evento desde quinta-feira, ela comenta que ver o público variado e prestigiando a cultura sempre é algo positivo. Já no Quiosque dos Sabores, nomes como gyudon e tonkatsu também chamam atenção, sendo o primeiro um prato de arroz com carne bovina e cebola com molho adocicado e beni shoga, enquanto o segundo é uma costeleta de porco frita e empanada.
Além dos stands fixos, o dia ainda conta com apresentações de taiko, kenjutsu, concurso de cosplay e matsuri. Neste domingo, o público também poderá acompanhar a Cozinha Show com Sakura.
Confira a programação de hoje:
- 07:30 – Corrida de rua Samurai Run Dallas
- 12:00 – Taiko (tambores), kenjutsu (arte marcial), concurso de cosplay, matsuri
- 13:00 – Sushi (hossomaki, uramaki, nigiri e hot roll) - Cozinha Show
- 15:00 – Sushi (dragon roll) - Cozinha Show
- 16:45 – Temaki e carpaccio com molho ponzu - Cozinha Show
- 21:00 – Encerramento
Localizado na Avenida Ministro João Arinos, 140, no Bairro Jardim Veraneio, o Clube de Campo da Associação Esportiva e Cultural Nipo-Brasileira possui estacionamento pago, no valor de R$ 30. Já a entrada é gratuita.
Confira a galeria de imagens:
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).