Depois de 2020 em casa, casal mostra como viajar sem aglomerar
Para matar a saudade das viagens, casal apostou nas viagens de carro para conhecer lugares sem aglomeração
A maior satisfação da paulista Luciana Torezan, de 39 anos, e do sul-mato-grossense Torezan, 41 anos, é arrumar as malas e conhecer um novo destino. Mas em 2020 a pandemia do novo coronavírus surrou todos os planos deste casal, que precisou ficar em casa e até se reinventar para não enlouquecer no sofá distante da estrada.
Os dois são funcionários públicos e investem sem medo em novas experiências ao redor do mundo. Depois de inúmeras viagens, eles também criaram blog e se dedicaram nas redes sociais para compartilhar vivências e inspirar novos viajantes.
Ela é natural de Garças (SP), ele Amambai (MS). Desde que se conheceram em 2009, tinham o hábito de vir de Cuiabá, onde moram, para Mato Grosso do Sul visitar os pais do Euclides, que residem em Amambai. A sensação de estar na estrada, de contemplar as paisagens, assistir ao nascer e pôr do sol, sempre deu prazer aos dois. Mesmo nas viagens rotineiras, conheciam novos lugares, e foi assim que começaram a planejar a primeira viagem internacional para realizar o sonho de infância de Luciana: conhecer a Disney.
“Foi uma experiência incrível. Mesmo sem qualquer conhecimento da língua, nos divertimos, conhecemos lugares maravilhosos, pessoas, cultura, enfim, aprendemos muito. A partir dai, decidimos que nossa prioridade seria viajar, pois nos sentimos realizados. É aquela paixão que nos move”, diz Luciana.
Os dois começaram a viajar com frequência em 2014, mas eram avessos às redes sociais e não publicavam muitas fotos. “Nossa família e amigos sempre pediam para que postássemos mais fotos, pois queriam acompanhar nossas aventuras. Como eu tinha um perfil no Instagram, que sequer sabia mexer, decidimos transformá-lo em um canal para satisfazer os pedidos das pessoas mais próximas e assim, em 2016 surgiu o Casal a Bordo durante nossa primeira viagem de motorhome”, conta Euclides.
A princípio, o objetivo era fazer com que nossa família e amigos “viajassem com eles”, mas o público foi crescendo, assim como a procura por dicas e informações sobre os destinos. “Com isso, em novembro do mesmo ano colocamos no ar o blog casalabordo.com.br. O que mais nos motivou foi saber que estávamos inspirando e ajudando pessoas. Perceber esse interesse foi o combustível para tornar nosso hobby em um projeto de vida”, acrescenta Luciana.
O casal já perdeu as contas de quantos lugares conheceram nos últimos anos. “Dizemos que colecionamos destinos. Somos adeptos do turismo de experiência, sem pressa, pois gostamos de conhecer a cultura local, visitar lugares fora do roteiro tradicional, conversar com as pessoas, enfim, mergulhar em tudo o que o destino tem a oferecer. Além disso, repetimos países e cidades sem culpa, sem nos preocupar em somar mais um para a lista".
Antes da pandemia, o casal estava com várias viagens marcadas para 2020 que tiveram que ser canceladas. Algumas delas eram viagens muito sonhadas, como visitar a Terra Santa e ir à busca da Aurora Boreal na Islândia. Além dessas, nos planos estavam Nova York e o Salar de Uyuni na Bolívia.
Mas 2020 passou praticamente em branco. O casal fez apenas uma viagem em fevereiro, durante o Carnaval, para a Serra Gaúcha, mas logo em seguida veio à pandemia. Somente em outubro voltaram para estrada, quando passaram fim de semana em Campos do Jordão. “Mas como não nos sentimos a vontade em continuar viajando, ficamos 5 meses em casa, sem passear, somente saindo para trabalhar ou indo ao mercado”, conta Luciana.
Nesse tempo, o casal criou projeto chamado Viaje de Casa, para matar a vontade de viajar. “Assim, aos sábados, escolhíamos um destino e preparávamos um jantar temático com direito a comida típica preparada por nós, música, fantasias e uma live para que nossos seguidores se divertissem conosco. Fizemos isso durante 3 meses seguidos, mas aceitação foi tão grande que até hoje os seguidores pedem para voltarmos com os jantares".
Como viajar é a paixão, o casal sentiu que era hora de fazer algo, até mesmo para manter a qualidade da saúde mental. “Mas como não estamos tranquilos em enfrentar aeroportos e atrativos lotados, optamos por uma road trip. Além de saciar nossa vontade de viajar, visamos mostrar para nossos seguidores que há outras formas de viagens com menor risco neste momento".
O casal saiu de de Cuiabá direto para Campo Grande. Depois, vão passar pelo Paraná com destino às Serras Catarinense e Gaúcha. “Colocamos em nosso roteiro destinos de natureza, fora de grandes centros, visando manter distância de aglomerações. Além disso, escolhemos hospedagens reservadas, como uma cabana na Montanha, chalé com vista para o vale, bem como acampamento na Rota dos Cânions".
E para realizar todos esses sonhos, o que não pode faltar é planejamento. “Colocamos as viagens como nossas prioridades. Com isso, economizamos ao máximo, fazemos tudo o que conseguimos para evitar ter que pagar, tanto que criamos o Projeto Casal a Obra com ambos colocando as mãos na massa em reformas. Deixamos de consumir bens materiais em excesso, de gastar além do que o necessário. Não é sobre privação e sim, sobre escolher bem onde gastamos nosso dinheiro”, diz Euclides.
Com o tempo, o casal aprendeu a planejar viagens de uma forma “inteligente”, a fim de economizar. “Não renunciamos ao conforto, mas conseguimos utilizar ferramentas que nos sugerem sempre a melhor opção por melhores valores. Enfim, aprendemos a viajar mais e melhor. E todo esse aprendizado, compartilhamos em nosso blog e Instagram, pois queremos que nossos leitores e seguidores também consigam fazer o mesmo”, finaliza.
Acompanhe a jornada no casal no Instagram.
Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.