Depois dos andores, Corumbá tem hoje concurso de quadrilhas
A maior festa junina de Mato Grosso do Sul continua nesta segunda-feira com o colorido e a animação das quadrilhas em Corumbá, com a apresentação do ator Nando Rodrigues.
Ontem, na abertura do Arraial do Banho de São João, o Porto Geral teve concurso de andores, com 9 festeiros avaliados pela criatividade, adereços e originalidade. O primeiro lugar ficou com Roberto Carlos da Silva, que levou R$ 800,00 para casa.
Hoje, além das quadrilhas, haverá concurso de barracas nos quesitos comidas, decoração e vestimentas dos atendentes. Os shows começam às 21 horas, com artistas corumbaenses e, às 22h30, a apresentação do sertanejo Manutti.
“O ponto alto da programação será no dia 23. Além das atrações na Praça de Alimentação, a noite reserva ainda a descida dos andores pela Ladeira Cunha e Cruz rumo à prainha do Rio Paraguai, para o banho da imagem de São João, um momento único no Brasil”, avisa a prefeitura de Corumbá. No total, 92 famílias de festeiros descerão a Ladeira a partir das 18 horas.
No ano passado, o Arraial reuniu mais de 2.5 mil turistas, 12% deles vieram da Bolívia, Chile e Paraguai, provando que a festa já é internacional.
“Como Corumbá é a única cidade no Mato Grosso do Sul, quiçá no Brasil, que dá banho no Santo e com isso coloquei o que temos de mais belo no meu andor, que é o nosso Pantanal, sendo representado pelos peixes típicos daqui e pelas capivaras”, justificou o ganhador que colocou no andor um pescador dando carona para São João.
Normalmente a festa começava no fim de semana. Neste ano foi aberta no domingo, mas mesmo assim a participação foi surpreendente, avalia o prefeito Paulo Duarte (PT). “E realmente a população me surpreendeu por sempre estarmos acostumados com a festa que caia num final de semana, e este ano o primeiro dia caiu num domingo, e a população não deixou de prestigiar”.
Para quem chega a Corumbá, é bom saber que o clima junino não se restringe ao Porto geral. A população se envolve por todos os cantos da cidade. Os festeiros de São João
No dia 23, a comunidade comemora também em casa, com festas familiares. Os católicos estão desde o dia 15 em novena, para encerrar as orações na terça, com missa na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, às 7h.