ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 27º

Diversão

Dos seus 82 anos, Inês já dedicou 47 em luta na Vila Carvalho

Artesã foi casada com o presidente da escola, José Carlos de Carvalho, e seguiu nela mesmo após o divórcio

Por Aletheya Alves | 03/02/2024 07:12
Dona Inês entrou na Vila Carvalho em 1977. (Foto: Juliano Almeida)
Dona Inês entrou na Vila Carvalho em 1977. (Foto: Juliano Almeida)

Aos 82 anos, Inês Mônica de Castro se concentra para confeccionar as decorações que vão levar brilho e cores para o desfile da escola de samba Vila Carvalho. Olhando para sua trajetória, já são quase cinco décadas dedicadas ao Carnaval, história que não teve fim nem mesmo com o encerramento de seu casamento.

Lá em 1977, quando entrou na escola, Inês era casada com o atual presidente do grupo, José Carlos de Carvalho. Até então, seu gosto se vinculava à folia comemorada nos clubes, bem distante dos desfiles na avenida.

Voltando para essa época, a artesã explica que realmente começou o caminho na escola devido ao então casamento. “Eu comecei já fazendo adereços, decoração e fui ficando até hoje”.

Preparativos para o desfile estão a todo vapor. (Foto: Juliano Almeida)
Preparativos para o desfile estão a todo vapor. (Foto: Juliano Almeida)
Escola decidiu homenagear o deputado Lucas de Lima. (Foto: Juliano Almeida)
Escola decidiu homenagear o deputado Lucas de Lima. (Foto: Juliano Almeida)

Depois de alguns anos, dona Inês se separou, mas decidiu que continuaria presente na escola de samba.

“Me separei, mas continuei trabalhando com meu filho. Algumas vezes eu até pensei em parar, em sair, mas quando chega o Carnaval não me aguento”, diz Inês.

Apesar da paixão ter continuado com o passar dos anos, Inês destaca que se dedica aos trabalhos no barracão. A ida para a avenida fica ao cargo dos outros integrantes, enquanto a matriarca se reserva aos bastidores.

Sem saber explicar o motivo por gostar tanto da fase de preparação e se desvincular quando as roupas e decorações tomam vida, ela narra que até tentou ir algumas vezes. Mas, na hora do desfile, a magia já não era a mesma.

“Eu fico aqui com eles até quando estão fazendo os últimos preparativos para sair, mas aí é com eles. Minha parte favorita é essa aqui mesmo”, narra, apontando para o coração que está sendo criado por ela.

Ao todo, a escola terá 15 alas com expectativa total de 600 componentes. Neste ano, o enredo escolhido será para homenagear o deputado Lucas de Lima.

Os desfiles começam na segunda-feira, dia 12 de fevereiro. A escola mirim Herdeiros do Samba será a primeira a se apresentar. Em seguida, passam pela avenida Cinderela Tradição, Vila Carvalho e Catedráticos do Samba. Na terça-feira (13), é a vez das escolas Deixa Falar, Igrejinha e Unidos do Cruzeiro.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias