ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  15    CAMPO GRANDE 23º

Diversão

Em Bonito, livros são frutos que dão "direto no pé da árvore"

Feira Literária de Bonito começa nesta quarta-feira com palestras, oficinas e show do cantor Geraldo Azevedo

Idaicy Solano | 05/07/2023 10:57
Em Bonito, livros são frutos que dão "direto no pé da árvore"
Livros foram pendurados em árvores por meio de fitas, simbolizando os frutos. (Foto: Divulgação) 

Bonito, a 254 quilômetros de Campo Grande, abre as portas para a sétima edição da Feira Literária. O evento terá oficinas, palestras e shows gratuitos na Praça da Liberdade, a abertura está prevista para as 17h desta quarta-feira (5), e vai até o próximo domingo (9).

Os preparativos começaram cedo, às 4h30, e exploram o tema "Literatura e Natureza: uma história pra contar". A praça foi decorada com diversos livros presos às arvores por meio de fitas. As obras fazem alusão aos frutos.

O cortejo do Instituto Internacional Visão da Vida, Garoto Cidadão, Zeca do Trombone, Bando Municipal de Bonito e as Escolas Municipais da cidade começa às 17hs. Às 17h30, está prevista para acontecer a abertura oficial do evento, com apresentações de coral, livrarias, editoras e shows musicais a partir das 19h.

Em Bonito, livros são frutos que dão "direto no pé da árvore"
Prestadores de serviços gerais chegaram 4h30 para começar os preparativos para a feira. (Foto: Divulgação)

Para a prestadora de serviços gerais Vera Lúcia Sodré, 48 anos, a feira é uma boa oportunidade para as crianças terem contato com a literatura, pois os livros nem sempre são acessíveis. "Incentiva as crianças a lerem, tem muitas coisas que eles aprendem aqui".

O casal Laércio Amaro e Benta Alves Pereira Amaro vieram de Moji das Cruzes, município de São Paulo, para apreciar a feira. Os olhos de Laércio brilharam, impressionado pelas obras de Machado de Assis, enquanto a dupla procurava livro para levar para a neta, que é apaixonada pela leitura.

Ela tem muitos livros, o tempo dela é só para a leitura. A gente tá procurando um livro para levar para a coleção dela. Lá onde nós moramos, não tem isso. Temos muitas festas, mas de livros não", comenta Laércio. "Ainda mais livro que dá no pé de árvore", completa a esposa, Benta.

Em Bonito, livros são frutos que dão "direto no pé da árvore"

Gerando frutos - A feira impacta principalmente as crianças e os adolescentes. Para muitos moradores do município, o evento significou o primeiro contato com a literatura. A estudante Lavínia Vanzella, de 14 anos, explica que não costuma viajar muito, então a família aproveita a feira para adquirir os livros.

Meu irmão aprendeu a ler com esses livros que a gente compra daqui. Como a gente não viaja tanto, não compramos livros fora, a gente compra daqui mesmo. Ele aprendeu a ler por causa dos livros que eu comprava para mim, que a minha mãe comprava para ele".

Os estudantes Murilo Carvalho, 14 anos, e Matheus Galhardo, 14 anos, comentaram que frequentam a feira todos os anos. "Eu sempre gostei muito de ler, a minha vida inteira. Sempre que tinha feira eu vinha comprar livro. Eu gostava muito de Harry Potter", declara Murilo. "Eu acho a leitura importante. Venho desde pequeno comprar livros", completa Matheus.

A estudante Melissa de Lima, 13 anos, faz um alerta para a importância de introduzir o hábito de leitura para as crianças. "Acho importante a leitura para o intelecto das pessoas e para o aprendizado. Hoje em dia, faz muita falta, porque as crianças só querem ficar no celular e video game".

"Cartas de Indignação" - O deputado estadual Pedro Kemp (PT) vai aproveitar a feira para lançar seu livro "Cartas de Indignação", que fala sobre o cenário político e a democracia no Brasil nos últimos anos e explora a realidade das problemáticas vividas por um grupo de pessoas no país e no exterior.

Confira a programação desta quarta-feira (06)

  • 17h - Cortejo;
  • 17h30 - Apresentações Culturais de Bonito;
  • 18h - Abertura oficial do Pavilhão das Letras;
  • 19h - Apresentação musical do cantor Kalu;
  • 20h - Apresentação musical do grupo Mulheres de Quinta;
  • 21h - O cantor Geraldo Azevedo abre a programação dos shows nacionais e desembarca em solo sul-mato-grossense no final da tarde desta quarta-feira. A apresentação está prevista para acontecer às 21h, no palco principal.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias