Em Bonito, livros são frutos que dão "direto no pé da árvore"
Feira Literária de Bonito começa nesta quarta-feira com palestras, oficinas e show do cantor Geraldo Azevedo
Bonito, a 254 quilômetros de Campo Grande, abre as portas para a sétima edição da Feira Literária. O evento terá oficinas, palestras e shows gratuitos na Praça da Liberdade, a abertura está prevista para as 17h desta quarta-feira (5), e vai até o próximo domingo (9).
Os preparativos começaram cedo, às 4h30, e exploram o tema "Literatura e Natureza: uma história pra contar". A praça foi decorada com diversos livros presos às arvores por meio de fitas. As obras fazem alusão aos frutos.
O cortejo do Instituto Internacional Visão da Vida, Garoto Cidadão, Zeca do Trombone, Bando Municipal de Bonito e as Escolas Municipais da cidade começa às 17hs. Às 17h30, está prevista para acontecer a abertura oficial do evento, com apresentações de coral, livrarias, editoras e shows musicais a partir das 19h.
Para a prestadora de serviços gerais Vera Lúcia Sodré, 48 anos, a feira é uma boa oportunidade para as crianças terem contato com a literatura, pois os livros nem sempre são acessíveis. "Incentiva as crianças a lerem, tem muitas coisas que eles aprendem aqui".
O casal Laércio Amaro e Benta Alves Pereira Amaro vieram de Moji das Cruzes, município de São Paulo, para apreciar a feira. Os olhos de Laércio brilharam, impressionado pelas obras de Machado de Assis, enquanto a dupla procurava livro para levar para a neta, que é apaixonada pela leitura.
Ela tem muitos livros, o tempo dela é só para a leitura. A gente tá procurando um livro para levar para a coleção dela. Lá onde nós moramos, não tem isso. Temos muitas festas, mas de livros não", comenta Laércio. "Ainda mais livro que dá no pé de árvore", completa a esposa, Benta.
Gerando frutos - A feira impacta principalmente as crianças e os adolescentes. Para muitos moradores do município, o evento significou o primeiro contato com a literatura. A estudante Lavínia Vanzella, de 14 anos, explica que não costuma viajar muito, então a família aproveita a feira para adquirir os livros.
Meu irmão aprendeu a ler com esses livros que a gente compra daqui. Como a gente não viaja tanto, não compramos livros fora, a gente compra daqui mesmo. Ele aprendeu a ler por causa dos livros que eu comprava para mim, que a minha mãe comprava para ele".
Os estudantes Murilo Carvalho, 14 anos, e Matheus Galhardo, 14 anos, comentaram que frequentam a feira todos os anos. "Eu sempre gostei muito de ler, a minha vida inteira. Sempre que tinha feira eu vinha comprar livro. Eu gostava muito de Harry Potter", declara Murilo. "Eu acho a leitura importante. Venho desde pequeno comprar livros", completa Matheus.
A estudante Melissa de Lima, 13 anos, faz um alerta para a importância de introduzir o hábito de leitura para as crianças. "Acho importante a leitura para o intelecto das pessoas e para o aprendizado. Hoje em dia, faz muita falta, porque as crianças só querem ficar no celular e video game".
"Cartas de Indignação" - O deputado estadual Pedro Kemp (PT) vai aproveitar a feira para lançar seu livro "Cartas de Indignação", que fala sobre o cenário político e a democracia no Brasil nos últimos anos e explora a realidade das problemáticas vividas por um grupo de pessoas no país e no exterior.
Confira a programação desta quarta-feira (06)
- 17h - Cortejo;
- 17h30 - Apresentações Culturais de Bonito;
- 18h - Abertura oficial do Pavilhão das Letras;
- 19h - Apresentação musical do cantor Kalu;
- 20h - Apresentação musical do grupo Mulheres de Quinta;
- 21h - O cantor Geraldo Azevedo abre a programação dos shows nacionais e desembarca em solo sul-mato-grossense no final da tarde desta quarta-feira. A apresentação está prevista para acontecer às 21h, no palco principal.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).