Encontro de DJs leva cultura para praças através do hip hop
'DJ TGB Convida nas Praças' é um projeto que começou em 2019 e neste ano conta com quatro edições na cidade
A Praça Aquidauana virou palco para a discotecagem do DJ TGB na tarde de sábado (25). Em 2019, o artista iniciou o projeto que visa levar música para espaço públicos da cidade com o intuito de aproximar as pessoas da cultura hip hop. Neste ano, a iniciativa voltou com o apoio do FIC/MS (Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul).
A segunda edição de 2023 começou às 16h00 com DJ TGB comandando o som. Ao Lado B, ele falou sobre a proposta do projeto e recordou o primeiro ano de atividade.
“A ideia do projeto nasceu em 2019 quando eu promovi 12 eventos de janeiro até dezembro. A proposta foi levar a arte e cultura através de um repertório musical ligado ao rap, funk e também as brasilidades. Foram 12 edições cada uma numa região de Campo Grande”, diz.
Veja o vídeo:
No sábado (25) a Praça Aquidauana foi escolhida por uma questão de compatibilidade com o repertório. Ele explica que neste ano o plano é realizar mais quatro edições em diferentes pontos de Campo Grande com o apoio do FIC/MS.
“A partir do material feito em 2019, vídeos, fotos, flys, escrevi meu projeto pro FIC e graças a Deus fomos contemplados em 2022 para realizar em 2023. Neste ano serão seis eventos, hoje é a sessão underground e a praça escolhida foi a Aquidauana que tem tudo a ver com essa sintonia do mundo underground”, afirma.
Mesmo contando com apoio do investimento cultural e com um ofício da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), DJ TGB ainda enfrenta resistência para que o evento na praça aconteça. Ontem vizinhos chamaram a polícia devido ao ‘barulho’ que vinha da Praça Aquidauana, porém o encontro musical seguiu normalmente até o fim da tarde.
O preconceito, conforme o artista, se faz presente devido ao estilo musical. Ainda assim, ele se diz otimista com o cenário cultural e acredita que aos poucos a população começa a mudar.
“É muito difícil ainda mais quando é ligado ao hip hop, é um preconceito avançado, mas está tendo um trabalho de transformação das pessoas dessa cidade, mas ainda é um trabalho de formiguinha”, afirma.
Entre os DJs convidados da segunda edição estavam Falcão MC e MCN Original. Falcão começou na música em 2003 e é considerado ‘old school’. “O pessoal do old school normalmente vem da linhagem do boom bap, estilo das batidas undergrounds dos anos 90”, explica.
Para o segundo encontro musical de 2023, ele apostou num repertório atual, fruto do subgênero do rap e que está fazendo sucesso no cenário nacional e internacional. “Hoje vim trazer o trap, uma pegada nova com uma roupagem diferente e com bastante música nova que nem lancei ainda. Eu tenho a previsão de lançar o meu novo EP esse ano ainda”, conta.
Na visão dele iniciativas como ‘DJ TGB Convida nas Praças’ são essenciais para levar a cultura da periferia para o centro da cidade. “Eu acho importante porque nossa cultura, o hip hop, sempre quer passar uma mensagem. Aqui é um lugar aberto onde as pessoas vêm pra se divertir, conversar, namorar, então eu acho que chega para agregar. É trazer a nossa cultura da periferia para o centro”, destaca.
Michelly Oliveira Leite, de 37 anos, levou o filho para conferir o encontro musical entre os DJs. “Eu comecei a entrar nessa vibe por conta dele (Falcão), mas não é todo que venho, mas eu gosto. É cultura de rua, é bom pra quebrar um pouco esse paradigma”, ressalta.
O próximo encontro do projeto acontece no dia 11 de março na Praça Cuiabá com a participação do Rockers Sound System.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).