ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 26º

Diversão

Espetáculo gratuito mostra dores de um Pantanal contemporâneo

Nos dias 26 e 27 de abril, Teatral Grupo de Risco apresenta o espetáculo Guardiões

Thailla Torres | 25/04/2023 08:38
Nesta quarta-feira tem o espetáculo Guardiões, que está em cartaz há quase dez anos.
Nesta quarta-feira tem o espetáculo Guardiões, que está em cartaz há quase dez anos.

O Teatral Grupo de Risco está de casa nova. O novo espaço localizado no Jardim Paulista, será inaugurado com apresentações teatrais e entrada gratuita. Nos dias 26 e 27 de abril, tem Guardiões, e nos dias 05 e 06 de maio, acontece a estreia do espetáculo Tesoura, nova montagem do grupo. As apresentações começam às 19h30.

Essa movimentação faz parte do projeto “Depois do Fim do Mundo”, que busca a manutenção das atividades do grupo, que em 2023 comemora 35 anos de história.

Nesta quarta-feira tem o espetáculo Guardiões, que está em cartaz há quase dez anos. A peça retrata um pantanal com os impactos e consequências da ocupação humana, onde os habitantes possuem uma relação simbiótica com o território que habitam e que, gradativamente, vão sendo expulsos da região.

Os personagens sentem-se em desequilíbrio, assim como todo o ambiente, e enfrentam dificuldades com o novo sistema que se estabelece. A nova realidade que se impõe no território, fere as estruturas econômicas e sociais: o pantaneiro pressente a falência do seu mundo.

A encenação é composta por Fernanda Kunzler, Yago Garcia e João Bosco Echeverria. A direção é de Roma Román, dramaturgia de Lú Bigatão Rios e cenografia de Márcia Gomes.

Na semana que vem tem o espetáculo Tesoura, de autoria de Yago Garcia. (Foto: Vaca Azul)
Na semana que vem tem o espetáculo Tesoura, de autoria de Yago Garcia. (Foto: Vaca Azul)

Estreia do espetáculo Tesoura 

Na semana que vem tem o espetáculo Tesoura, de autoria de Yago Garcia, direção de Ewerton Goulart e em cena estão Fábio Umeda e Yago Garcia. A história gira em torno dos personagens Mauro e Sebastian, que vivem uma relação cheia de desejo, repulsa e violência. Em cena, uma ferida exposta, um estranho magnetismo colérico, uma cruel realidade.

O personagem Mauro tem tanto medo de envelhecer sozinho, que se submete a um relacionamento de abuso.  Já Sebastian, que trabalha como michê, vai lutar até às últimas consequências para não assumir a sua sexualidade. Tesoura tem uma linguagem dura, crua, livremente inspirada no trabalho do dramaturgo Plínio Marcos, que se aprofundou nos personagens malandros e marginais.

Yago Garcia, autor do espetáculo, afirma que os personagens não são heróis nem vilões- são seres humanos, vivem seus conflitos internos e sociais. “Trazemos para a cena, temas importantes que ficam escondidos entre quatro paredes e pouca gente tem coragem de abordar”, diz. E alerta-se que a peça é proibida para menores de 16 anos.

Os espetáculos serão no novo Espaço do Teatral Grupo de Risco, que fica na Rua Trindade, 401, Jardim Paulista.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias