Carnaval antecipado de Ladário tem Grupo Revelação nesta sexta-feira
Em Corumbá, escolas de samba fazem ensaio técnico amanhã e domingo

Com expectativa de atrair 20 mil pessoas, Ladário terá a presença do Grupo Revelação no palco principal da Avenida 14 de Março, nesta sexta-feira (21), na primeira atração nacional do carnaval antecipado promovido pela prefeitura. A cidade decidiu não concorrer com a folia da vizinha Corumbá, da qual foi bairro até os anos de 1950, e na noite de ontem (20) escolheu sua Corte de Momo na abertura da programação oficial.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O carnaval antecipado de Ladário, cidade vizinha a Corumbá, começa com a expectativa de atrair 20 mil pessoas. O evento, que conta com um investimento de R$ 700 mil, terá como atração principal o Grupo Revelação. A abertura, que ocorreu na noite anterior, atraiu mais de oito mil pessoas e contou com a eleição da Corte de Momo e um concurso de marchinhas. A programação segue até domingo, com shows de funk e eventos para crianças. Em Corumbá, os ensaios técnicos das escolas de samba acontecem no fim de semana, preparando-se para o desfile considerado o melhor do interior do Brasil.
Com verba de R$ 700 mil, destinada pelo Governo do Estado e emendas parlamentares, a Pérola do Pantanal rompeu do ostracismo carnavalesco por falta de apoio e a ascensão de Corumbá, onde o desfile das escolas de samba é considerado o melhor do interior do Brasil pela Fenasamba (Federação Nacional das Escolas e Samba). Sede de uma unidade da Marinha, Ladário foi o começo desse carnaval influenciado pelo Rio de Janeiro.
O clima da folia se confunde entre as duas cidades, cujos limites territoriais estão em discussão. Em Corumbá, a programação paralela, nesta sexta-feira, tem escolha e coroação da Corte de Momo, no circuito do samba (Praça Generoso Ponce). São nove concorrentes ao título de rainha, e para rei, cinco. Depois da meia-noite, com certeza, os corumbaenses vão invadir Ladário para assistir ao show nacional.
Noite animada
A abertura do carnaval na Pérola do Pantanal, ontem, atraiu mais de oito mil pessoas em frente ao palco oficial, segundo a organização. Com a participação da bateria, passistas e do mestre-sala e porta-bandeira da Escola de Samba A Pesada, de Corumbá, ocorreu a concorrida disputa pela eleição da Corte de Momo, que ficou assim composta: Rei Momo, Cristiano Oliveira; Rainha, Kercy Rodrigues; 1º Princesa, Laura Maya; e 2ª Princesa, Vanessa Rocha.
A prefeitura também realizou um concurso de marchinhas, vencido pelo funcionário público Marquinhos Salles ao emplacar os dois primeiros lugares, com as músicas “O Sogro” e o “Linguarudo”, esta, conforme declarou, em homenagem a um grande amigo. A folia se prolongou até a madrugada de sexta-feira com a escolha ainda da Musa da Diversidade, Patrícia Lima, e a presença no palco dos Djs Léo Duarte, Markinhos Salles e Dj Mabel.
O carnaval antecipado de Ladário segue até domingo. Amanhã (22), o funk vai pedir passagem com o show do goiano MC Jacaré, e no último dia, programação especial para os pequenos foliões com baile infantil e presença da Carreta do Dogão. Participação ainda da Banda do Soneca e os Djs Léo Duarte e Paula Siqueira.
Ensaio técnico
Em Corumbá, o fim de semana também promete com os ensaios técnicos das escolas e samba, amanhã e domingo, na Avenida General Rondon, a partir das 18h. A presença das agremiações na avenida é item obrigatório do regulamento do desfile e uma oportunidade para ajustar a composição do enredo. Na ocasião, a Liesco (liga das escolas) e a organização do carnaval aferem também os sistemas de som digital e a iluminação em toda a extensão da passarela do samba.