Exposição te coloca dentro da 'alma' de Van Gogh por 40 minutos
Exibição aclamada por mais de meio milhão de pessoas no país abre para público de Campo Grande neste sábado
A exposição “Van Gogh e Impressionistas” chega a Campo Grande neste sábado (27) e traz ao público uma imersão ao universo das obras do pintor holandês Vincent Van Gogh, dentre elas ‘A Noite Estrelada’, ‘Quarto em Arles’, ‘Girassóis’, ‘Amendoeira em Flor’, e de bônus oferece uma incursão às obra dos artistas impressionistas e pós-impressionistas Monet, Renoir, Gauguin e Cézanne.
O espaço de 1.500 m² no Shopping Campo Grande traz a história do artista contada por meio de vitrais interativos, labirintos instagramáveis, curiosidades sobre a vida dos artistas e uma exibição em videografismo de 40 minutos com as obras mais marcantes de Van Gogh. A estrutura também conta com café temático e loja de souvenirs.
A imersão inicia já na sala de entrada da exposição, que é inspirada nas estações de trem da França e possui um vitral interativo, que transporta o visitante para os locais em que Van Gogh frequentou em vida. O espaço possui um display interativo, em que o visitante escolhe uma das obras de Van Gogh, podendo alterar o cenário.
A sensação de visitar a exibição é como entrar em um túnel do tempo, ao mesmo tempo em que a arte se adapta às novas tecnologias. O primeiro espaço visitado são os labirintos instagramáveis. Cada um dos corredores tem uma temática específica com obras de Van Gogh, algumas feitas com colagens e outras com releituras psicodélicas, além de um all biográfico de cubos que contam a história dos artistas e de seus quadros e uma sala com uma estátua de Van Gogh de 4 metros.
A exposição termina no mega-ateliê, com paredões de mais de cinco metros de altura, onde é exibido obras consagradas do artista em videografismo, em um show de luzes, efeitos sonoros, repletos de experiências sensoriais.
Para tornar a exibição possível, o espaço conta um sistema de superprocessamento e múltiplos projetores, com cerca de 134 mil pixels, que misturam efeitos e movimentos embalados por uma trilha sonora desenvolvida especialmente para a exibição, baseada em clássicos da música universal.
Aclamada por mais de meio milhão de pessoas no Brasil, com mais de 600 mil ingressos vendidos em 12 cidades, em Campo Grande a bilheteria vendeu 10 mil ingressos apenas na pré-venda. A expectativa é de que a exposição alcance o público estimado de 40 mil visitantes.
O diretor-executivo da Lighland Produções, responsável por trazer a exibição para Campo Grande, Davi Telles destaca que a união da arte e tecnologia faz parte da nova geração. Ele explica que as técnicas concedem amplitude às obras, que normalmente são bem menores em comparação à exibição, depois aplicam movimento ao que é estático, e por último adiciona efeitos como “cintilar estrelas, rodopiar elementos, fazer as ondas se mexerem e as luas rodarem”.
“Van Gogh é tido por muitos especialistas, muitos críticos, como o maior artista plástico de todos os tempos. E é notabilizado como um artista plástico que deu movimento a quadros estáticos. A gente parte do pressuposto de que nós, mais de 100 anos depois de Van Gogh, podemos fazer de fato esse movimento acontecer a partir de tecnologia”, pontua Davi Telles.
Davi finaliza destacando que a exibição ‘Van Gogh e Impressionistas’ se inspira em grandes atrações internacionais, como o Atelier Dês Lumiére (Paris), um dos precursores em exibições imersivas, e o Museu de Arte Digital (Tóquio), oferecendo ao visitante a sensação de estar dentro das obras de arte de Van Gogh e outros grandes artistas.
Siga o Lado B no WhatsApp, um canal para quebrar a rotina do jornalismo de MS! Clique aqui para acessar o canal do Lado B e siga nossas redes sociais.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.
Confira a galeria de imagens: