Hoje tem Criolo, Miliano e orquestra indígena no Festival América do Sul
Por Thailla Torres | 11/11/2023 08:21
Hoje é o terceiro dia de Festival América do Sul, em Corumbá, e o cantor Criolo é uma das atrações principais. Além de música, o evento traz literatura, artes visuais, teatro, dança, exposições e diversas expressões artísticas.
Confira a programação deste sábado abaixo ou acesse a programação completa no link.
8h
- Capoterapia – Profº Sandrão
- Local: Centro de convivência do idoso de Corumbá – R. Pará, s/n – Jardim dos Estados, Corumbá – MS, 79321-180 – ao lado da praça Ceu.
- A vivência em Capoterapia terá como mediador o professor Alessandro Riquelme (Professor Sandrão), em forma de dinâmica cultural, convidará o público a conhecer técnicas de capoeira aliadas ao bem estar dos idosos. Movimentos simples e lúdicos fazem com que a capoeira seja vista como uma forma de integração e exercício físico para melhor idade. Esta vivência pode receber participantes capoeiristas, cuidadores de idosos, educadores fisícos, arte-educadores e público em geral que deseja experienciar uma dinâmica inclusiva e lúdica para a melhor idade.
8h/12h
- Artesanato
- Local: Museu Casa do Dr. Gabi – Espaço de Memória Rua Cuiabá, 1181, Centro
- Confecção ou renovação da Carteira Nacional do Artesão a partir do cadastro no SICAB – Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro.
8h/10h
- Artes Visuais
- Vivência Artística com Coletivo de Mulheres Artistas do Pantanal – COMAP e Lúcio Larangeira
- Local: Associação de Moradores da APA Baía Negra
- No belíssimo cenário do pantanal Sul-mato-grossense, à beira do Rio Paraguai, o Coletivo de Mulheres Artistas do Pantanal dialogam com a Arte Naif de Lucio Larangeira, promovendo um diálogo intercultural com a comunidade ribeirinha.
8h
- Literatura
- Quebra – Torto Literário
- Música: Ana Ferreira
- Local: Moinho Cultural – R. Domingos Sahib, 300 – Beira-Rio, Corumbá
8h/17h
- Patrimônio
- Capoterapia
- Local: Casario do Porto
- Terapia por movimentos – Ministrada por Professor Sandrão
8h às 17h
- Tenda dos Saberes
- Local: Praça General Ponce
- Privilegiando a cultura Indígena e Quilombola a Tenda dos Saberes Tradicionais é um espaço onde será disponibilizado para venda artesanatos e pratos tradicionais. O objetivo é valorizar e dar visibilidade aos saberes e práticas culturais indígenas e quilombolas, promovendo o intercâmbio de culturas presentes no estado Mato Grosso do Sul.
09h
- Música
- Catedral Erudita
- Orquestra Indígena
- Local: Catedral N. Sra da Candelária – Praça da República, 2-160 – Centro, Corumbá
09h
- Música
- Catedral Erudita
- Orquestra de Câmara de Santa Cruz (BOL)
- Local: Catedral N. Sra da Candelária – Praça da República, 2-160 – Centro, Corumbá
10h
- Circo
- Sebastian Godoy (ARG)
- Local: Feira de Ladário – Ladário
- Um baú cheio de jogos e sonhos para nos ensinar quem somos, para não esquecer a criança que há em nós e a capacidade de admiração, engenhosidade, criatividade, o que originalmente nos faz nós mesmos. Jogue apenas pela diversão de jogar. Yoyo é uma aventura sobre nós mesmos, sobre as profundezas do eu, sobre o compositor que todos nós temos dentro, sobre originalidade, não no sentido do que é novo, mas do que é totalmente e originalmente nós mesmos.
16h
- Memória
- Encontro de Cururueiros e Inauguração da Casa da Memória – Mestre Sebastião
- Local: Rua Afonso Pena,2046 Bairro Almirante Tamandaré, Ladário
- O Encontro de Cururueiros realizado durante esta edição do FAS proporciona importante momento de escuta e trocas entre mestres cururueiros de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, em uma ação coroada com a inauguração da Casa da Memória Mestre do Sebastião Brandão, espaço cultural que abre suas portas no município de Ladário, fruto de um projeto executado com fomento do FIC/MS. Mestre Sebastião se destaca pelo prestígio que desfruta no Mato Grosso do Sul, pelo trabalho que desenvolve tanto na produção artesanal da viola de cocho, quanto na difusão do Siriri e do Cururu, é reconhecido estadual e nacionalmente pela habilidade no tratamento da matéria-prima e na confecção das peças, além da criatividade que o caracteriza como artista singular.
16h30
- Teatro
- Ubu – O que é bom tem que continuar – Clowns de Shakespeare
- Local: Palco Artes Cênicas – Praça da Independência
17h30
- Dança
- Aulão – Passinho anos 80 e 90
- Local: Palco Artes Cênicas – Praça da Independência
- Em comemoração aos 50 anos da Cultura Hip Hop no mundo, os dançarinos Kadux, Jack e Adrian convidam o público do Festival América do Sul para uma aula aberta e gratuita que promete fazer uma viagem no túnel do tempo e encontrar os passinhos e músicas que embalaram os bailes dos anos 80 e 90.
17h30
- Música
- Pocket show no Pavilhão dos Países Instrumental Alejandro e Rodrigo Huanca convidam Hernan Merida
- Local: Praça Generoso Ponce – Av. Gen. Rondon – Centro, Corumbá
17h/22h
- Hip Hop
- BATALHA DO PORTO: BATALHA DE BREAKING e MCS DESAFIO DA PISXTA!
- Local: Porto Geral
17h
- Hip Hop
- Desafio da Pixta – Vivência: Foto, Vídeo e Skateboard
- Local: Porto Geral
- Junto a Batalha do Porto, esta vivência irá trabalhar o protagonismo da juventude skateboard através do registro de manobras, comportamento e aprimoramento de técnicas de captura de foto e vídeo de skate.
18h
- Música
- Banda Municipal Isaac Borges Capilé (IBC) de Ponta Porã
- Local: Praça Generoso Ponce
18h
- Capoeira
- Mulheres na Roda – Mestra Léa Pantaneira
- Local: Quilombo Ozório
- Aulão voltado para capoeiristas graduados acima de 10 anos.
19h
- Audiovisual
- Pantanal, Planície das Águas – Documentário de Luciano Candisani
- Local: Memorial do Homem Pantaneiro – Ladeira José Bonifácio 171 – Porto Geral
- Pantanal, Planície das Águas Direção: Lygia Barbosa Produção: Grama Filmes Produtor Associado: Produtora Brasileira. Exibição inédita de trecho (20’) do documentário ainda em fase de produção. Luciano Candisani, premiado fotógrafo e documentarista brasileiro, embarca mais uma vez para a maior planície inundável do mundo, um ambiente que ele explora há mais de duas décadas com um enfoque inovador: a ligação entre água e vida na região. Suas imagens trouxeram uma identidade visual inédita para os ecossistemas submersos do Pantanal e mostraram um elo indissociável entre a pujança da biodiversidade e o meio aquático.
18h
- Dança
- Minhas pinceladas dançam… – Grupo Funk-se
- Local: Palco das Artes Jardim da Independência
- “Minhas pinceladas dançam…investiga e aponta direções do universo criativo do artista plástico sul- mato-grossense Humberto Espíndola. O que o move para a desconstrução dos elementos típicos da cultura pecuária de sua terra/habitat, os signos utilizados para retratar sua crítica social, seus devaneios e inspirações. Quando se observa o acervo artístico do artista; suas diversas fases e seu processo criativo, uma coisa nos chama atenção: a vigorosa energia de suas cores e pinceladas.
18h
- Música
- Casarão Cultural
- Vozes na Fronteira
- Local: Muhpan – R. Manoel Cavassa, 275 – Centro, Corumbá
18h
- Casarão Cultural
- Vanessa Moreno (SP)
- Local: Muhpan – R. Manoel Cavassa, 275 – Centro, Corumbá
19h30
- Teatro
- Seco – Grupo Fulano di Tal
- Local: Caixa Cênica – Oficina de Dança Rua Antônio João 90 (Centro), Corumbá
- É silencioso dizer coisas que não podem ser ditas. Mas eu falo. Eu grito. A obsessão por um vizinho”, telefonemas estranhos com mensagens de amor, desejo pela liberdade. Um amor que queima. O medo de mudar. Seco. Dois seres discutindo afetos, dores, alegrias, passam pelo amor, ódio e pela guerra. Os atores entram em cena como intérpretes de si mesmos, do outro, de nós, com uma performance urgente e sensível sobre o momento que vivemos, sobre a vida.
20h
- Teatro
- Asesinato em Besito Neght Club
- Local: BAR DA KAH Rua Delamare, 258
- Romeo Gonzáles Vaca, proprietário da ‘Besitos Night Club’, morre assassinado com uma dose de veneno que alguém colocou em sua bebida. Todos são suspeitos de ter cometido o assassinato, porém, somente um teve a oportunidade e motivos suficientes para fazê-lo. O Grupo Brujula Teatro de Santa Cruz de La Sierra (Bol) traz para o público do Festival América do Sul uma linguagem de teatro intitulada Cena delito. Cena em espanhol quer dizer jantar. Num ambiente descontraído, um restaurante ou um bar, o público se envolve no mistério da morte de Romeo Gonzáles, interagindo com os atores, com conhecidos de mesa ou mesmo os desconhecidos no intuito de descobrir o verdadeiro assassino.
- Atenção: Serão distribuídos 80 ingressos gratuitos. Retirada 1 hora antes do espetáculo.
20h
- Hip Hop
- Loops & Manias – Coletivo Original Rua
- Local: Praça Generoso Ponce
- O coletivo de hip-hop Original Rua apresenta a performance “Loops & Manias”. O projeto reúne 10 artistas sul-mato-grossenses de diversos segmentos artísticos, incluindo música, dança, artes visuais e literatura. Através de intervenções na cidade, o grupo pretende ampliar o conhecimento da sociedade a respeito das diferentes linguagens da cultura hip-hop, além de levar diversão e inspiração para todas as idades. Ficha Técnica: MCN (mc e graffiteiro), Limanobeat (mc), Alê Coelho (slammer), CJ (slammer), DJ TGB, Jeizzy (b.girl), Clebeat (b.boy), Elio Angelo (videomaker) e Arielll Lukasss (b.boy)
21h
- Música
- Luiz Meira (SC)
- Local: Palco Integração – Praça Generoso Ponce
22h30
- Música
- Criolo
- Local: Palco Integração – Praça Generoso Ponce
00h
- Música
- Miliano
- Local: Palco do Porto – Porto Geral
01h15
- Música
- Favela Vive – ADL, FROID E RAILLOW
- Local: Palco do Porto – Porto Geral
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.