ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Diversão

MIS abre exposição “Mato Grosso do Sul da Imagem e do Som” no sábado

A exposição será nos 20 a 31 de maio de 2023, com visitação gratuita.

Thailla Torres | 18/05/2023 09:22
“Mato Grosso do Sul da Imagem e do Som” na 21ª Semana Nacional de Museus
“Mato Grosso do Sul da Imagem e do Som” na 21ª Semana Nacional de Museus

Começa no próximo sábado (20), às 15h, a Exposição “Mato Grosso do Sul da Imagem e do Som” na 21ª Semana Nacional de Museus. A exposição será nos 20 a 31 de maio de 2023, com visitação gratuita.

A Semana Brasileira de Museus é realizada anualmente em todo Brasil e esse ano tem por objetivo apoiar três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas: Saúde e Bem-Estar Global, Ação Climática e Vida na Terra.

Tendo em vista a temática a exposição Mato Grosso do Sul da Imagem e do Som apresenta do ponto de vista dos Artistas de Mato Grosso do Sul olhares acerca de um dos maiores biomas do Planeta o Pantanal: Registros na linguagem do Cinema, em discos, composições, capturas em vídeo e fotografia.

No cinema é apresentado o documentário Planuras (2014) do diretor Maurício Copetti. O filme apresenta a paisagem pantaneira e sua composição: seu humor climático, seus sons, suas cores, sua cosmologia e as pessoas que estão integradas nela. Sobre a música o museu reuniu itens de seu acervo que tem temática o meio ambiente, a destruição causada pela humanidade e a importância da preservação.

A Exposição busca ainda trazer à luz o recente problema das queimadas que assolou o Pantanal principalmente em 2020. Para tanto a mostra conta com as fotografias e registros em vídeo do Centro de Proteção Ambiental, material dos Bombeiros/Brigadistas que combateram o incêndio, bem como o trabalho desenvolvido pela iniciativa AquaREla Pantanal, o qual a ONG Mulheres em Ação no Pantanal (MUPAN) e a Wetlands Internacional Brasil, e outros parceiros são responsáveis. A iniciativa tem a participação ddas comunidades para a produção de mudas e plantios em áreas de restauração do Pantanal.

“Enquanto criávamos a exposição, ficou evidente para nós que não poderíamos falar do Pantanal sem falar dos problemas recentes de queimadas e das ações de recuperação do Pantanal” afirma Susana Barbosa uma das curadoras da mostra.

A exposição vai se 20 a 31 de maio de 2023. Haverá um coquetel na abertura, no dia 20 de maio às 15h. A visitação é gratuita e ficará aberta à visitação de segunda a sábado, geralmente, das 7h30 às 17h30, no sábado das 8h às 17h. Podem ser agendadas visitas de escolas e grupos com atividades educativas e mediação pelo número 67 3316-9178.

A exposição é do Museu da Imagem e do Som (MIS), unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), em parceria com Corpo de Bombeiros Militar de MS/Centro de Proteção Ambiental, a ONG Mulheres em Ação no Pantanal e Wetlands Internacional Brasil (MUPAN) e o apoio do Instituto do Delta do Salobra.

O Museu da Imagem e do Som fica na Av. Fernando Correa da Costa, 559, 3º andar.

Nos siga no Google Notícias