ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 27º

Diversão

No estilo 'ferro-velho', bar investe na comida defumada até na sobremesa

Além da decoração diferente, gastrobar quer mostrar sabor defumado com sanduíches, carnes e porções

Por Jéssica Fernandes | 08/02/2024 06:47
No estilo 'ferro-velho', bar investe na comida defumada até na sobremesa
Sobrecoxa defumada, empanada e frita é uma das porções do bar. (Foto: MGFotografia)

É só entrar no gastrobar para ver que você está em um lugar realmente diferente. Decoração composta por itens de ferro-velho, paredes ‘demolidas’, placas de alerta e cheiro de carne defumada no ar. O Quokka Bar-Becue é uma junção de detalhes que tem tudo a ver com os proprietários.

Com as portas abertas desde o dia 25 de janeiro, o bar traz um cardápio 90% baseado em pratos com carne defumada. Da porção à sobremesa, a ideia é que o público sinta o sabor que só horas de defumação na pit smoker podem proporcionar. Para acompanhar tem drinks autorais e chope gelado.

O gastrobar é idealizado por Felippe Ferreira, de 39 anos, Heleodoro Morilho de Castro, de 38 anos, o ‘Leo’. Ambos gostam de cozinhar, têm experiência na área e daí surgiu a amizade, que virou parceria de negócios após 1 ano e meio de conversas sobre o projeto.

No estilo 'ferro-velho', bar investe na comida defumada até na sobremesa
Na área interna, bar tem parede decorada com grafittes. (Foto: Juliano Almeida)

Formado em Publicidade e Propaganda, Felippe gostava de preparar comida em casa para si e os amigos. Depois que fez um curso de cozinha, ele entrou de vez no ramo. “Eu fiz meu curso para ensinar as pessoas e não para ficar cozinhando. A partir disso comecei a gostar mais, tive a ideia de montar um bar com um amigo em São Paulo. Não deu certo e depois veio a pandemia”, recorda.

Após oito meses em São Paulo, o empresário retornou à Capital e criou o Quokka Bar-becue Armazém, em 2020. A produção era totalmente voltada aos defumados com destaque para o bacon fatiado que fazia sucesso entre os clientes.

O empreendimento durou até os últimos meses, um pouco antes de Felippe e Leo idealizarem o bar na Rua Antônio Maria Coelho. O nome da marca, que faz referência ao animal australiano ‘mais feliz do mundo’, foi mantido na nova fase.

No estilo 'ferro-velho', bar investe na comida defumada até na sobremesa
Drink autoral da casa é feito com frutas defumadas. (Foto: MGFotografia)

Aliás, a ideia dos donos é que o gastrobar garanta uma dose extra de alegria. Outro objetivo, conforme Felippe, é mostrar ao público que a comida defumada é composta por muitas possibilidades. “Queremos implantar no paladar o defumado porque só se sabe comer costela no bafo, mas tem tantas outras coisas que podemos fazer. Queremos trazer essa experiência para a galera com cerveja gelada, música e alegria”, comenta.

Cardápio - Entradas, porções, sanduíches, saladas, burgers e pratos de carne e guarnições. Dividido dessa forma, o menu da casa traz mais de 30 opções com ingredientes defumados.

Inspirados nas receitas americanas, os sanduíches são um dos destaques do menu. Inspirados nos servidos nos Estados Unidos, mas adaptados à moda brasileira para não serem tão doces, a casa serve dez sabores. Alguns deles são: almôndegas no pão baguete com molho de tomate defumado, american cheese, molho pesto e folhas de manjericão; pastrami com mostarda Quokka e salada Coleslaw; sobrecoxa defumada, empanada e frita, pão de hambúrguer, picles, alface, cebola roxa e molho de bacon Quokka.

No estilo 'ferro-velho', bar investe na comida defumada até na sobremesa
Em diferentes cortes, carnes defumadas são sevidas com molho. (Foto: MGFotografia)
No estilo 'ferro-velho', bar investe na comida defumada até na sobremesa
Hamburguer também é opção que o cardápio do gastrobar oferece. (Foto: MGFotografia)

Já as entradas levam à mesa do cliente: torresmo com abacaxi servido em oito pedaços de pancetta com cubos de abacaxi e brotos de rúcula acompanhada pela geleia de abacaxi com pimenta biquinho. Outra que têm feito sucesso é o bolinho de cupim defumado por 10 horas, temperado, empanado, frito. e servido com molho sour cream.

Quem gosta de porção não irá passar vontade porque tem muita receita disponível. Costelinha defumada, torresmo de rolo, tirinhas de frango, palitos de mandioca, linguiça suína, batata frita e coxas de frango defumada estão entre as opções.

Outra possibilidade interessante são os pratos de carne, como cupim, frango empanado, brisket, pulled pork, linguiça suína, linguiça bovina e pastrami. A carne acompanha pão de alho, milho na chapa e ainda dá para potencializar o sabor com os molhos adicionais. Até a sobremesa tem um toque defumado. O brigadeiro é servido com o bacon preparado na casa, enquanto o mousse de chocolate também passa pela pit smoke.

No estilo 'ferro-velho', bar investe na comida defumada até na sobremesa
Luzes em cores quentes garatem clima intimista ao local. (Foto: Juliano Almeida)

Decoração - Além do gosto pela gastronomia, os proprietários também curtem decorações criativas. Por isso, não é difícil entender porque itens de ferro-velho viraram espelhos, balcão e arranjos de luzes que proporcionam um clima intimista ao espaço.

Felippe e Leo rodaram em quatro ferros-velhos da cidade para levantar os materiais que ganharam diversas funcionalidades. O resultado, segundo Felippe, é uma decoração que não se vê em nenhum outro lugar. “A gente sempre gostou dessa coisa industrial, artesanal, é uma decoração única porque fizemos a maioria das coisas”, fala.

Dois grafiteiros de Campo Grande ficaram responsáveis por fazer a arte na área interna do gastrobar. As paredes estão coloridas por frases e imagens do Quokka na versão cozinheiro. Em contraste com o colorido, algumas das paredes permaneceram no tom cinza para seguir a estética industrial que os donos curtem.

No estilo 'ferro-velho', bar investe na comida defumada até na sobremesa
Arranjos de ferro-velho viraram decoração no gastrobar. (Foto: Juliano Almeida)

A pegada industrial se faz presente em cada canto graças aos pedaços de ferro e ferramentas antigas, como a mola de máquina que virou lustre, as placas de ferro que ornamentam boa parte do bar criando divisões entre os espaços, onde são preparados os pratos e as bebidas.

O banheiro é outro show à parte, começando pelo corredor com a nuvem colorida feita com espumas usadas em travesseiros. Ao lado esquerdo está a cortina de plástico, que lembra aquelas vistas em açougues, e leva até o banheiro feminino e masculino. Dividido por uma parede de pedras, os dois ambientes têm as paredes cobertas por histórias em quadrinhos. Para completar o cenário diferente, os mictórios masculinos são feitos de extintores enormes.

Na área externa, os donos colocaram um galho seco de árvore que ganhou luzes coloridas. O Quokka Bar-Becue está localizado na Rua Antônio Maria Coelho, 3640, Jardim dos Estados. O horário de funcionamento é de segunda a quinta, das 17h38 às 23h32. Sextas e sábado até 00h52. Domingo o atendimento é até 23h32.

No estilo 'ferro-velho', bar investe na comida defumada até na sobremesa
Banheiro tem nuvem com espumas coloridas. (Foto: Juliano Almeida)

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias