ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 31º

Diversão

Parada celebra 20 anos de luta que leva as cores da diversidade às ruas

Concentração será a partir das 12h, na Praça do Rádio Clube, com saída de trio elétrico às 15h30

Idaicy Solano | 22/07/2023 07:40
Da esquerda para direita, Thallysson (sócio do Ponto Bar), Marcio Veiga (Fundação de Cultura), Vagner Campos (Subsecretaria LGBTQIAPN+), Cris (Subsecretaria LGBTQIAPN+) e Mikallea (ATMMS), durante coletiva. (Foto: Juliano Almeida)
Da esquerda para direita, Thallysson (sócio do Ponto Bar), Marcio Veiga (Fundação de Cultura), Vagner Campos (Subsecretaria LGBTQIAPN+), Cris (Subsecretaria LGBTQIAPN+) e Mikallea (ATMMS), durante coletiva. (Foto: Juliano Almeida)

A comunidade LGBTQIAPN+ de Campo Grande celebra neste sábado (22) duas décadas de resistência da comunidade, que leva as cores da bandeira da diversidade para as ruas da Capital. A 20ª edição da Parada da Diversidade terá concentração na Praça do Rádio Clube, no Centro de Campo Grande, a partir das 12h, e espera receber cerca de 30 mil pessoas.

Nos 20 anos de resistência, a responsável por realizar o evento na Capital, a coordenadora de políticas públicas para a comunidade LGBTQIAPN+ Cris Stefanny, relembra a realização da primeira parada, em 2002, que reuniu cerca de 300 pessoas. “Lembro que a gente passava em frente às lojas e as pessoas fechavam as portas. E aí você passa hoje, 20 anos depois, e vê lojas com vitrine decorada, as pessoas jogam confete de cima dos prédios, sendo que antigamente jogavam ovo”.

Apesar dos notáveis avanços descritos por Cris, ela relembra que ainda há um longo caminho a percorrer para conquistar respeito e visibilidade da sociedade, em um país que praticamente lidera o ranking dos países em que mais se comete crime contra a comunidade LGBTQIAPN+, principalmente contra a população trans.

A parada, tem seu momento festivo, mas ela também tem um cunho social e político. Infelizmente, a gente precisa estar sempre fazendo reivindicações. Não se trata de querer impor nada a ninguém, se trata de querer que os nossos direitos sejam respeitados”, declara Cris Stefanny.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A Parada é organizada pela ATMMS (Associação de Travestis e Transexuais de Mato Grosso do Sul), com apoio do Ponto Bar e a Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da SDHU (Subsecretaria de Direitos Humanos), e pelo Governo do Estado através da Setescc (Secretaria de Estado, Cultura, Esporte e Cidadania) e da Subsecretaria de Políticas Públicas para a População LGBTQIA+.

Programação - A partir das 11h, até às 23h, o quadrilátero das Rua Barão do Rio Branco, entre a Padre João Crippa e a Pedro Celestino, será bloqueado para a realização do evento. A saída do Trio Elétrico está prevista para as 15h30, pela Rua Barão do Rio Branco, e vai passar pelas ruas Padre João Crippa, Dom Aquino e Avenida Calógeras, e retorna para a praça pela Barão. O percurso do Trio Elétrico será auxiliado pela Agetran (Agência Municipal de Trânsito).

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Atrações - O Show da Diversidade está previsto para acontecer a partir das 18h, com apresentação da cantora três-lagoense Narcaso, Crew Drag CG, Hands Up MS, Lady Afro e Gaga Funkeira. O encerramento fica por conta da apresentação da atração nacional, Linn da Quebrada.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui)

Receba a notícia no momento da publicação. ‎Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias