ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEGUNDA  27    CAMPO GRANDE 23º

Diversão

Parada LGBTQIAPN+ começa e deve reunir 20 mil pessoas na Capital

Concentração começou às 14h, na Praça do Rádio, e a programação segue com show até às 22h

Por Fernanda Palheta e Idaicy Solano | 27/07/2024 17:57
Parada LGBTQIAPN+ começa e deve reunir 20 mil pessoas na Capital
Bandeira da diversidade sendo carregada por participantes durante a 21º edição da Parada LGBTQIAPN+, neste sábado (27) (Foto: Juliano Almeida)

As ruas do centro de Campo Grande foram tomadas pelas cores da diversidade e cartazes pedindo respeito durante a 21º edição da Parada LGBTQIAPN+ neste sábado (27). A concentração teve início às 15h, na Praça do Rádio, o cortejo liderado por um trio elétrico saiu às 17h30 e a festa segue até às 22h, com uma programação repleta de shows. A expectativa é repetir o envolvimento de 2023 e reunir cerca de 20 mil pessoas na defesa por direitos da comunidade.

Para o estudante Kevin de Sousa Reis, de 18 anos, que não perde uma edição desde 2020, esse é o momento de liberdade. "É mostrar que a gente é livre de fazer o que quiser, né, porque tem medo, tipo assim, a gente tem medo de se abrir, tem medo de ser rejeitado pelos pais. Mas depois que você se liberta, tudo muda. Você se sente mais leve", afirmou.

Os cartazes deixam claro as principais bandeiras: inclusão, acolhimento e orgulho. Entre as mensagens levantavas estavam o pedido "por mais travisty na educação", o fim do preconceito "Nada poderá nos afastar do amor de Deus" e exaltação da comunidade "Viva o velcro". Um desfile feito por diversos participantes com a bandeira da diversidade como passarela também marcou a concentração do evento.

Parada LGBTQIAPN+ começa e deve reunir 20 mil pessoas na Capital
Bandeira da diversidade foi usada como passarela durante a concentração do evento na tarde deste sábado (27) (Foto: Juliano Almeida)

A coordenadora Municipal de Políticas Públicas para População LGBTQIA+, Cris Stefany ressaltou que ao longo da programação o público vai aumentando. "A gente sai com o trio, com o público, na metade do percurso tem o dobro do público, quando chega aqui tem o triplo do público, e aí já tem um povo que tá aqui esperando, que daí aumenta e fica um público muito maior". Mas para ela, o importante não é a quantidade, mas a presença das pessoas na mobilização.

O estudante Ariel Fialho, de 18 anos, participa do evento desde 2022. "Tô ansioso, eu sempre me divirto muito. É um dos um poucos dias do ano que sinto que eu sou pertencente a um lugar. Então, eu gosto muito. É muito legal", disse.

Parada LGBTQIAPN+ começa e deve reunir 20 mil pessoas na Capital
Ansioso pela Parada, o estudante estudante Ariel Fialho, de 18 anos, participa do evento pelo terceiro ano consecutivo (Foto: Juliano Almeida)

O cortejo saiu da Rua Padre João Crippa, seguiu na Rua Dom Aquino, passou pela Avenida Calógeras e retornou à Praça do Rádio pela Rua Rui Barbosa. A previsão trio chegue ao ponto de partida às 18h.

A festa continua com 11 atrações, entre elas apresentação da Cia Canindé, Duo Resistência, Silveira, Thyssmy Kissmy, House of Hands Up MS, Dany Cristinne. A partir das 19h a festa será animada pelos show Conexão Urbana, Ruschel e Beca e a Gaia Arte. Às 20h terão início as últimas atrações: Crew Drag CG e DJ Gustavo Freitas.

Siga o Lado B no WhatsApp, um canal para quebrar a rotina do jornalismo de MS! Clique aqui para acessar o canal do Lado B e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias