Parada Nerd começa com dubladora Hermione e multidão de cosplays, até em família
A 5ª edição da Parada Nerd começou ontem (18) e surpreendeu ao atrair público de todas as idades. Crianças, jovens e muitos pais lotaram o Ginásio Poliesportivo Dom Bosco. A festa nerd continua neste domingo e a expectariva é de mais de 7 mil pessoas nos dois dias de evento. "Tivemos muita procura na hora, com gente comprando na porta da Parada, então é provável que esse número, no final, seja ainda maior", explica Gabriel Vieira, um dos organizadores.
Uma multidão de cosplayers tomou o lugar, cada um com seu nível de profissionalismo. A maioria escolheu se vestir com personagens do League of Legends (LOL) mas tinham também apareceram muitos super-herois, como Deadpool. Clássicos como Star Wars não poderiam passar em branco. A trilogia foi muito bem representada pela fofa família de Brunno Elias, de 33 anos, o Darth Vader, Erika Morel, de 32 anos, a Padme Amidala, e a Olivia Elias, de 2 aninhos, vestida de Princesa Leia.
"A família toda foi apresentada ao mundo nerd pelo meu esposo, o Brunno. Já é o segundo ano em que estamos na Parad Nerd de cosplay e é sempre uma experiência bacana", diz Erika.
O Aquaman era Rafael Oliveira e a personagem Shiro, de No Game No Life, estava representada pela Shizue. Ambos eram convidados especiais do evento, e vieram de São Paulo para exibirem seus cosplays. "Já é tradição da Parada Nerd trazer coslayers famosos para o evento. É uma forma dos nossos cosplayers se motivarem", completa Gabriel.
Separado por setores, o evento trouxe 5 expositores paulistanos para venderem produtos exclusivos. Num dos estandes, a loja de produtos orientais Komape, o público não dava descanso nem por um minuto às duas vendedoras.
"Nós já tínhamos ido para a Anime Friends mas aqui na Parada Nerd surpreendeu. Eu estou sem almoçar até agora porque o movimento é constante. Está bem mais movimentado que em São Paulo", diz Sara Guimarães.
Já no setor de ilustrações, artistas de Campo Grande tinham a oportunidade de exibir seus trabalhos e, claro, de vendê-los. Natalia Hira e Enzo Hiroyoki são estudantes de Artes Visuais e pela primeira vez expunham seus prints e gravuras na Parada Nerd.
"Tenho temática de k-pop, de super-herói e tenho meu trabalho de gravura, desenvolvido na faculdade, exposto. Temos vendido bem, o que é interessante, esperava menos gente interessada", diz Natália.
Além de Muca Muriçoca, a grande atração do sábado foi o talk de Luisa Palomanes, dubladora carioca que ficou conhecida no Brasil por ter dublado Hermione, Docinho, Carly e tantas outras vozes femininas do mundo nerd. Em mais de uma hora no palco, Luísa pode responder as dúvidas do público em relação a esse misterioso mundo da dublagem.
"Esses eventos são importantes para nós dubladores porque permitem que a gente fale algumas coisas, se expresse, e desmistifique essa arte que é tão desvalorizada no país. Tem gente que precisa da dublagem, seja quem não sabe ler, seja uma criança ou até mesmo um deficiente visual, então vai muito além", comenta a convidada.
Em um bate-papo com a imprensa, ela contou que está nesse misterioso mundo da dublagem desde sua infância, antes mesmo de seus 12 anos. "É um trabalho anexo ao teatro, então para ser dublador é preciso ou já ter um currículo extenso na área, como foi meu caso, ou um curso de artes cênicas", explica ela.
Confira a galeria de imagens: