Piqueniques entram na moda e até adultos organizam reencontros em parques
Em tempos que a gastronomia caminha para o artesanal, é natural que alguns hábitos também voltem, como os piqueniques. Não é de hoje que a moda é ocupar os espaços públicos e abandonar os velhos encontros em fast food, em troca de mais convívio com a natureza e as boas companhias. Ao que parece, a tendência que se consolida na Capital já faz sucesso há mais tempo em outras cidades do País.
A jornalista Marina Miranda, 33 anos, já morou durante muitos anos em Campo Grande, mas faz tempo que trocou a Cidade Morena por São Paulo e, recentemente, por Brasília. Na Capital federal, ela descobriu que ocupar espaços públicos para piqueniques e festas é mais comum do que se imagina. “É muito comum em Brasília, as pessoas fazem festas infantis em praças, com brinquedos ao ar livre, é bem legal. Esses dias, eu vi que um barbeiro colocou mesas e cadeiras e estava atendendo em um pilotis, que são os espaços embaixo dos prédios, achei tão interessante e inusitado, até fiz uma foto”, afirma Marina.
Foi pensando nessas novas experiências, que a jornalista decidiu celebrar uma passagem por Campo Grande durante o feriado com um piquenique. “Quero reunir os amigos da faculdade, do tempo em que eu morei na cidade em um lugar gostoso. Eu já tenho filho e meus amigos também, estamos nessa coisa mais família, achei que combinaria”, acredita.
O primeiro lugar que veio a cabeça da jornalista foi o Parque das Nações Indígenas, cartão-postal de Campo Grande. “Nunca fizemos em um ponto que não seja a casa de alguém. Posso alugar brinquedos, vou ver com o pessoal do Parque, pedir autorização, ver como funciona. Acho legal saber que Campo Grande também está ocupando mais os espaços públicos”, ressalta.
A moda dos piqueniques é tanta que até o shopping Campo Grande vai promover uma decoração especial sobre o tema. Problema é que não é ao ar livre, mas tem gramado e árvores cenográficas com sete opções de brinquedos, destinados a crianças com idade a partir de dois anos. E ainda é pago. O circuito de brincadeiras tem duração de 15 minutos e o valor é de R$ 15,00 por pessoa.
Por isso, a gente indica mesmo o jeito convencional, que pode se inspirar em várias ideias que circulam pela internet, desde distrações para os pequenos até lanches que podem agradar a todos. A chef Iara Dipp, da Dipp's Kituteria Salgadinhos Artesanais, acredita que o ideal nessas ocasiões são saladas de frutas e lanches saudáveis. “Minis sanduíches, com patê de legumes e ricota, empadinhas e salgados assados. Salada de frutas, algumas mães podem decorar o prato para ele ficar mais colorido e atrativo. Vai da imaginação”, ressalta.
Para facilitar, Iara e o Lado B ensinam a preparar um patê rápido de ricota, que pode agradar a todos os gostos:
Receita de Sanduíche de Patê com Ricota
1 ricota ralada
1 maço pequeno de salsinha picada
2 colheres (sopa) de azeitona picadas
½ cebola ralada
sal a gosto
1 copo de requeijão light
Sugestão: acrescentar 1 cenoura crua ralada
Modo de fazer:
Misture todos os ingredientes e use para recheios de sanduíches ou acompanhamento de torradas.
Sugestão de pãozinho para os sanduíches:
Pão sírio, bisnaguinha, pão de leite, mini pão de hambúguer e pão de forma