ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, SEGUNDA  10    CAMPO GRANDE 21º

Diversão

Sambas-enredos do Carnaval de Corumbá podem ser ouvidos online

Escolas de samba desfilam nos dias 2 e 3 de março, na Avenida General Rondon

Por Silvio de Andrade | 09/02/2025 07:24
Sambas-enredos do Carnaval de Corumbá podem ser ouvidos online
Desfile das escolas de samba durante o Carnaval em Corumbá. (Foto: Silvio Andrade)

A energia e o encantamento do carnaval de rua de Corumbá, considerado o mais organizado e animado do Centro-Oeste, não se concentram apenas na Avenida General Rondon, a passarela do samba de palmeiras centenárias, no centro da cidade. O som buliçoso do cavaquinho, o grito de guerra dos interpretes e a marcação vibrante da bateria, cuja nota 10 dos jurados é quase unânime, agora podem ser ouvidos e acessados virtualmente nas redes.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Os sambas-enredos do Carnaval de Corumbá de 2025 estão disponíveis em plataformas digitais como Instagram, Youtube e Spotify, graças à Liga Independente das Escolas de Samba (Liesco). A iniciativa, que começou no início dos anos 2000 com CDs, visa preservar a tradição do carnaval corumbaense. Os temas dos sambas variam, mas destacam as belezas do Pantanal e figuras locais, como Almir Sater. A divulgação digital tem sido um sucesso, com mais de 78 mil visualizações no ano passado.

A Liga Independente da Escolas de Samba (Liesco) disponibilizou as gravações dos sambas-enredos de 2025 das dez agremiações, que vão desfilar nos dias e 2 e 3 de março, nas rádios locais e em algumas plataformas digitais, como Instagram e Youtube, com possibilidade de emplacar também nos aplicativos de música, como o Spotify. Os áudios foram divulgados juntamente com a capa digital que ilustra a versão online das faixas e a ficha técnica das obras.

A ideia de valorizar o carnaval corumbaense a partir de quem faz o espetáculo na avenida, criando também uma memória pouco preservada no passado, começou no início dos anos 2000, no formado de CD, marcando o resgate de uma festa popular que estava sendo dominada pelo axé. O projeto foi retomado somente em 2006 e o registro foi mantido de forma contínua somente nos últimos anos pelas dificuldades financeiras.

Manter a essência

“O objetivo maior é não deixar o samba e a tradição do nosso carnaval morrerem”, resume o carnavalesco Zezinho Martinez, ex-presidente e um dos fundadores da Liesco, em 2002. “Era sonho dos compositores, músicos, carnavalescos a gravação dos sambas enredos, no estilo do Rio de Janeiro. A ideia evoluiu depois de um disco dos sambas antológicos do nosso carnaval, e hoje chegamos a era digital e, assim, contribuindo para manter a nossa essência”, frisa.

Sambas-enredos do Carnaval de Corumbá podem ser ouvidos online
Objetivo da divulgação é compartilhar o trabalho das escolas. (Foto: Silvio Andrade)

O acesso à música e à letra do samba-enredo, a um simples clique, leva o público e as comunidades carnavalescas a ter uma percepção do que a escola de samba prepara para seu espetáculo na avenida. No ano passado, a divulgação virtual antecipada foi um sucesso, com mais de 78 mil visualizações, segundo a Liesco. Este ano, como não teve concurso interno, as escolas encomendaram as composições e contrataram os estúdios para gravação.

Na boca do povo

Os temas que embalam o samba no pé são os mais variados, mas a maioria sempre evocando as belezas naturais do Pantanal e personagens folclóricas, folionas, empresariais e icônicas, como o cantor e compositor Almir Sater, homenageado em 2024 pela Mocidade da Nova Corumbá. Também se referencia as heranças religiosas, cujas matrizes africanas são marcantes na região, como o Banho de São João e os terreiros de candomblé e umbanda.

O presidente da Liesco, Victor Raphael, concorda: a diversidade de temas valoriza a cultura local e enrique de forma primorosa a apresentação das escolas de samba. O papel da liga, além de planejar e organizar os desfiles, é dar vazão a essa profusão de talentos e riqueza de uma festa influenciada pelo Rio de Janeiro. “A divulgação nas plataformas digitais é um sucesso e, a cada ano, aumenta exponencialmente as visualizações”, comemora o carnavalesco

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias