Uma verdade: “tie dye” é febre que domina closet na quarentena
A modinha dos anos 70 voltou com tudo em 2020 e as redes sociais não param de exibir gente fazendo isso em casa
Que atire a primeira pedra quem ainda não viu alguém publicando nas redes sociais suas roupas totalmente repaginadas e coloridas graças ao tie dye, técnica que fez muito sucesso nos anos 1970, voltou em algum momento dos 1990 e agora aparece com tudo no guarda-roupa da quarentena. A tendência já tinha sido anunciada em 2019, mas o que parecia ficar nas lojas virou febre dentro de casa.
Até meme nas redes sociais faz sucesso diante com a modinha e tem gente que aposta na técnica até em pano de prato. Isso porque as peças tie dye dão um ar descolado e deixam qualquer look diferente. Há quem aposte no colorido só da camiseta, mas também dá para fazer conjuntinhos com variações de cores e desenhos.
O nome, se traduz literalmente do inglês como: “amarrar” (tie) e “tingir” (dye). Portanto, como o próprio nome já diz, para fazer uma estampa tie dye é preciso amarrar e tingir o tecido. Mas saiba que a técnica é mais descomplicada do que você imagina, e uma maneira divertida de passar o tempo em casa durante a quarentena, especialmente com os filhos.
Débora Testoni aproveitou que estava na cidade com a família e filha bebê para testar em casa, e comprovou que a técnica é fácil e divertida. “Minha filha ama arco-íris e cores, daí resolvi fazer uma camiseta colorida. E virou um sucesso total a brincadeira. Apesar de nem ficar tão perfeita, ela já queria colocar molhada mesmo”, lembra.
O bacana é que Débora preparou tudo para que a filha pudesse tingir e criar à vontade. “Eu coloquei a tinta em bisnaga para facilitar e ela fazer o que quisesse, sem muita bagunça, claro. E o passo a passo é muito simples, só é preciso se atentar a dica de que quanto mais você dilui, mais clara a cor fica, portanto, se quiser uma cor mais forte, é preciso diluir menos”, ensina.
Não tem mistério, Débora conseguiu de forma prática e rápida desejado efeito tie dye nas suas peças. Veja como fazer:
Você vai precisar de: camisetas ou peças de algodão que você queira tingir, tinta de tecido (de várias cores), barbante e elásticos, água e recipientes para cada cor que você queira usar e garfo (caso não queira sujar as mãos.
Modo de preparo: Antes de começar a sua estampa, confira se as peças estão bem limpas e sem nenhuma sujeira, assim você evita efeitos indesejados na estampa. Depois é hora de fazer a amarração para dar o efeito tie dye. É só dobrar ou amassar a peça da forma que você deseja e prender com os elásticos ou barbante. Uma das amarrações mais comuns é a espiral, basta você esticar a camiseta em uma superfície, segurar o tecido pelo centro e ir torcendo até a peça ficar toda redonda, depois é só prender com o elástico.
Depois de feita a amarração, é hora de criar a estampa. Pegue a tinta, coloque nas partes brancas da peça e preencha todas partes. Depois é só deixar secar. A dica é também verificar o rótulo da tinta para saber o tempo de secagem até a primeira lavada, algumas marcas sugerem lavagem somente após 76 horas do tingimento.
Veja na galeria abaixo inspirações de tie dye.
Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.
Confira a galeria de imagens: