De Dourados, técnica de enfermagem cria jogo para ajudar idosos e cuidadores
Ele é composto de "caixas puxa-conversa" e tem 179 cartas que estimulam a escuta ativa e o diálogo
Ao perceber a dificuldade que familiares e cuidadores tinham para dialogar com pacientes idosos, a técnica de enfermagem Walkiria Nascimento de Campos teve a ideia de criar um jogo de cartas para ajudá-los. Ele ainda está em fase de testes no HU-UFGD (Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados).
O jogo educativo contém 179 cartas impressas com perguntas sobre envelhecimento, qualidade de vida e emoções. É baseado na técnica conhecida como "caixa puxa-conversa".
O produto é desenvolvido durante o mestrado em Ensino em Saúde na UEMS (Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul), que a técnica de enfermagem cursa em Dourados. Ele já foi testado com profissionais do hospital. A próxima fase será jogá-lo com pacientes que se enquadram no perfil.
“O enfoque do material é tornar-se um disparador para o início de conversas através de perguntas norteadoras e da escuta ativa, com a finalidade educacional, orientando-os para a sua autovalorização, o reconhecimento dos seus saberes e valores por meio da sensibilização, da educação, da formação do senso crítico direcionando-os a autorreflexão sobre o envelhecimento humano e qualidade de vida”, destaca Walkiria no projeto universitário.
Com a iniciativa, a técnica de enfermagem espera contribuir para um ambiente hospitalar mais acolhedor e sensível, onde o diálogo e a escuta ativa possam ajudar a melhorar a qualidade de vida dos idosos durante a internação.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.