De verduras a café, Armazém vende produtos orgânicos e agroecológicos
Aberto três vezes por semana, lugar oferece produtos cultivados por camponeses de vários lugares do Brasil
Com várias opções de produtos orgânicos e agroecológicos, o Armazém do Campo MST abriu espaço físico no Bairro Taquarussu.
São vários tipos de verduras e legumes, como couve, abobrinhas, vagem, couve ou alface, tudo livre de agrotóxicos e alguns ainda produzidos de maneira agroecológica, que é todo estilo voltado ao plantio sustentável.
É possível também comprar cachaça artesanal, ovos, queijos, café ou até antepastos, todos produzidos em assentamentos, inclusive, fora de Mato Grosso do Sul. O espaço também reúne produtos de estados como Bahia, Paraná ou Rio Grande do Sul.
De acordo com Maria Severo Barille, da direção nacional do Movimento Sem Terra daqui de Mato Grosso do Sul, uma das dificuldades dos plantios nos assentamentos é justamente a comercialização.
“Assim, com a ajuda dos armazéns, é possível comercializar e deixar disponível para as pessoas. A luta pela terra tem a ver com a necessidade desses produtores terem onde plantar, mas também que a população tenha acesso a comida de qualidade, livre de veneno”, reforça.
Além da comercialização dos produtos, o objetivo do Armazém é que também seja um espaço cultural. Para a abertura, que aconteceu ontem, foi servido café com algumas comidas feitas pelos próprios assentados, com intervenções artísticas e musicais ao longo da tarde.
“As programações culturais acontecerão praticamente todo mês. Queremos também servir muita comida regional por aqui também e tudo isso ficará disponível ao público”, acrescenta Marcia.
O Armazém fica na Rua Juruena, 309, no Bairro Taquarussu. O horário é de funcionamento é quarta, sexta e sábado, das 8h às 12h e das 14h às 17h.
Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.
Confira a galeria de imagens: