ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEGUNDA  15    CAMPO GRANDE 16º

Faz Bem!

Parada obrigatória de pássaros, quintal lembra família do tempo na fazenda

Casal e filha já chegaram a registrar, ao mesmo tempo, 40 visitas de espécies diferentes

Por Cassia Modena | 05/06/2024 07:28

Em vez do alarme do celular ou algum aparelho despertador, a família Roca França prefere ser acordada pelos pássaros de várias espécies misturado à "gritaria" das araras-canindé que pousam diariamente no tronco de uma palmeira. Mãe, pai e filha não cansam de falar do quanto se orgulham de ter esse privilégio vivendo numa capital.

Já chegaram a contar mais de 40 pássaros pousando ao mesmo tempo no quintal da casa onde moram, no Bairro Carandá Bosque, em Campo Grande. Fica lá o reduto particular que lembra a época em que o casal Miriam e Israel morava na antiga Fazenda Itamaraty, em Ponta Porã, hoje um assentamento na faixa de fronteira com o Paraguai.

Conta a filha Ana, que atualmente mora junto deles, que o pai pilotava máquina e avião agrícola. "Jogava do alto as sementes para plantar". Ela era criança quando a família veio para Campo Grande.

Pássaro azul "mascarado" é um dos que a família considera mais bonitos (Foto: Ana Roca França)
Pássaro azul "mascarado" é um dos que a família considera mais bonitos (Foto: Ana Roca França)

Eles moram no endereço atual há 15 anos. Estão numa região que é próxima de áreas verdes como Parque Sóter, o Parque das Nações Indígenas e a Reserva Estadual do Prosa, no Parque dos Poderes, onde centenas de espécies com asas já foram catalogadas – o que favorece a convivência com a passarinhada.

Árvores - Além da palmeira adorada pelas araras, as espécies de árvores plantadas no quintal que mais atraem os pássaros são a pata-de-vaca e a jabuticabeira, observa Ana.

Há outras que dão frutos e são também disputadas pelos pássaros. Fora isso, tem ainda as plantas que ajudam a dar sabor na cozinha da família, como o salsão e a cebolinha, por exemplo.

Mãe e filhote em ninho artesanal que os moradores colocaram no quintal (Foto: Ana Roca França)
Mãe e filhote em ninho artesanal que os moradores colocaram no quintal (Foto: Ana Roca França)

Maior paz - Antes deles se mudarem para lá, o quintal não era tão verde. "Foi tudo plantado pelos meus pais para não sentirem tanta falta da fazenda", fala a filha. Ela tem irmãos que não moram mais com os pais, mas aproveitam bem o espaço durante as visitas.

A moradora tem 30 anos, é turismóloga e já viveu em Bonito e no Pantanal para ficar mais próxima do trabalho. O quintal verde dos pais a ajuda a se sentir ainda próxima à natureza, afirma.

"Essa paz de acordar todos os dias tentando descobrir pelo som qual pássaro está cantando, é uma coisa maravilhosa. Fico tirando foto, faço vídeos e a cada dia a gente se surpreende mais com as cores dos passarinhos, com uma espécie diferente que aparece. É bom demais", fala Ana.

Mais fotos da turismóloga:

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias