Falamos com Thiago Diniz, CEO da Nuuvem, site nacional de venda de jogo digital
A Nuuvem é um site de vendas online que está no ar desde 2011. Entre os fundadores está Thiago Diniz - os outros são Andrey Beserra, Paulo Schilling e Fernando Campos - que conheceu o mundo dos games em 1988 através de um Atari presenteado por seu avô, um de seus jogos favoritos era Sneak 'N Peek, conhecido no Brasil com diversos nomes entre eles pique-esconde.
Como muitos jogadores de sua época, ele passou por diversas gerações de consoles, no NES tinha uma relação de amor e ódio com Ninja Gaiden, devido a sua alta dificuldade, no auge do Super Nintendo curtiu Donkey Kong, Chrono Trigger e Final Fantasy, na popular fase dos videogames de mídia de CD, dos títulos favoritosfiguravam Winning Eleven e The Legend of Dragoon no PlayStation, entretanto Thiago também jogava em computadores, foi onde se divertiu com Championship Manager - uma versão mais elaborada em relação ao popular Elifoot - entre os anos de 1993 a 1995.Sagrou-se campeão mundial no jogo The Lord of the Rings: Battle for Middle Earth, um RTS (Real-time strategy / estratégia em tempo real) muito popular que surgiu em 2004 para PC.E nos dias atuais, desde 2011, Thiago tem jogado DOTA.
Antes do surgimento da Nuuvem, em 2008, Thiago Diniz administrava um e-commerce (comércio eletrônico) de jogos RTS para PCs voltado para os membros de um fórum de fãs do gênero. Com a dificuldade em trabalhar com mídia física, Thiago e o outro cofundador da Nuuvem, Andrey, percebeu que o futuro estava nas mídias digitais e partiu com essa ideia.
Thiago Diniz fala um pouco sobre o futuro das mídias físicas: “Não é porque o mercado tem o domínio da mídia digital que vai acabar o físico por completo, isso não vai acabar e não vai acabar tão cedo, porque ainda haverá colecionadores, pessoas que gostam de sentir o produto físico. (...) O que vai acontecer realmente é um número de lojas e produtos que havia disponível antes não vai ter tanto como antigamente, haverá uma diminuição disso, e vai se tornar um mercado de nicho. (...) Pode ressurgir, se reinventar, acho que o amiibo (acessório em forma de boneco fabricado pela Nintendo e utilizado em games) é um grande exemplo de forma que você pode adicionar conteúdo, o valor para um produto físico de uma forma diferenciada, e pode ser sim que o mercado físico volte novamente de uma forma diferenciada, mas da forma que é hoje: caixa, CD, DVD, Blu-ray dos jogos, ele vai continuar diminuindo, porque a demanda por digital cada vez aumenta, os jogadores querem ter acesso ao conteúdo o mais rápido possível.”
Sobre o nome Nuuvem, Thiago Diniz conta: “Num dia de caminhada iluminada, olhei para o céu e é isso, tem que ser isso, nuvem”.A Nuuvem foi a primeira loja online brasileira a praticar preços em Reais, famosa pelos preços acessíveis, em alguns casos até mais que a Steam, e tem trabalhado junto a diversas produtoras de games como a Konami, Ubisoft, Activision, entre outras.
Sobre o início da Nuuvem, Diniz falou: “Muitos jogos naquela época, 2011, estavam bloqueados para a região, muitos jogos não tinham licença para cá. A Steam não tinha essa preocupação, ela estava preocupada com o mercado norte-americano e europeu, então fomos com o trabalho de deixar esses jogos disponíveis no mercado local. Hoje são pouquíssimos jogos que são bloqueados aqui, um ou dois, foi um trabalho que desenvolvemos e era um dos nossos objetivos.”
Sobre as tendências futuras, realidade virtual, streaming, jogos desenvolvidos no Brasil e eSports, separamos alguns trechos da entrevista. Da época em que as competições eram focadas em um público restrito e hoje são chamadas de eSports, Thiago Diniz diz: “É interessante ver esta evolução dos games, sair de uma coisa de nicho para mainstream. Você vê cada vez mais setores sendo criados dentro da indústria de games, hoje estamos vendo VR, realidade aumentada, começando a aparecer, começando a se estabilizar.”
Já falamos aqui no lado B sobre a tecnologia VR, quando testamos o PlayStation VR e na visão do cofundador da Nuuvem, a realidade virtual, é uma tendência e não uma moda passageira: “É muito interessante você ver essa evolução de novas formas de você jogar e cada vez mais esses jogos estão atingindo um maior número de pessoas. Com a Realidade Aumentada você teve Pokémon GO!, com VR uma coisa ainda muito de nicho, mas é uma tendência que vai virar mainstream.”
Outra tendência futura é o uso mais frequente do streaming, Diniz relata: “O streaming se tornando cada vez mais comum, vai ser uma forma de tendência, uma forma de interação com jogos que vai facilitar muito, principalmente multiplataforma, você está jogando no PlayStation, no PC está fazendo muito isso, você está jogando numa tela, num aparelho e você transmite para outro, ou então você está jogando num mobile e joga a tela numa televisão, num monitor, e você joga naquele aparelho, isso também vai se tornar uma coisa muito comum, a portabilidade dos jogos.”
Em relação ao aumento do consumo do público brasileiro por jogos nacionais, Thiago Diniz conta: “Tem aumentado bastante, principalmente por conta do aumento da qualidade dos jogos que tem saído, jogos brasileiros de ótima qualidade como Chroma Squad, Toren, Lenda do Herói. E tem melhorado cada vez mais e a perspectiva é a melhor possível”.Entre os games que Thiago viu potencial, citou o jogo 171 da Betagames Group.
Sobre as novidades da Nuuvem, Thiago ressalta a disponibilidade dos jogos via streaming - a evolução do download - e como criar a melhor experiência para o jogador. Diniz também fala sobre a criação de outro serviço para o jogador além da Nuuvem, mas sem entrar em maiores detalhes, pois está em estágio bem inicial.
Se você quiser conferir a entrevista na íntegra, realizada por Masato Huehara e Luís Filipe. Visite o Vídeo Game Data Base, o museu virtual brasileiro dos videogames, que neste ano terá um estande cheio de diversão e informação na Brasil Game Show, a maior feira de games da América Latina, que acontece na cidade de São Paulo/SP de 11 a 15 de outubro no Expo Center Norte. Compre já o seu ingresso e não perca o maior evento gamer do Brasil.