Inverno chegou...inspire-se com sugestões de homens bem vestidos
Não tem como passar sem virar o pescoço. O modelo alto, com um estilo nada convencional para os homens, chama a atenção nos corredores do São Paulo Fashion Week. De maxi tricô e um gorro da mesma cor na cabeça, o rapaz passa horas trocando mensagens via celular e ali, parado, dá uma lição de estilo para quem não quer passar frio e, ao mesmo tempo, encantar a mulherada.
Durante os dias que passei na Semana de Moda de São Paulo, os homens foram as melhores surpresas. Enquanto a maioria da mulherada apresentava sempre os mesmos padrões - magrelas de cabelo escorrido, os homens exibiam até uma barriguinha, sem perder o charme.
"Estar aqui já é complicado. Um homem, em um evento de Moda? Por isso tem de pensar muito antes de fechar o guarda-roupa", comenta o publicitário Oscar Vetruck, de 27 anos.
Ele admite "certo preconceito" e lembra que "por incrível que pareça, para os homens o jeito de vestir fala muito mais que para a mulher. É só dar uma escorregada que todo mundo já sai falando que tu é gay".
E em um evento como esse, há muitos estilos masculinos diferentes. Do pretinho básico ao toque colorido, em uma calça, ou camisa. Até quem segue a certeira combinação calça jeans e camisa para fora, encontra uma forma de ser "estiloso".
Na moda dos barbixas, quase uma unanimidade durante o SPFW, Jefferson Consuelo garante que não tem muito cuidado com a aparência, mas logo assume o lado vaidoso. "Tenho um cuidado em não parecer over, mas também não dá para ser simplório. Preservo a barba há uns 2 anos e a mulherada não tem reclamado", brinca.
Leonardo, de 32 anos, diz que descobriu recentemente o "poder do cachecol". Com um azulado, ele ensina a fórmula do sucesso. "Mulher adora um homem diferente e é mentira dizer que a gente se veste para se sentir bem. Eu me visto para elas sim. O segredo é colocar uma roupa confortável, mas bem cortada e jogar um cachecol por cima".
Para trabalhar, o apresentador Gastão Moreira sacou uma das tendências fortes do Inverno de 2012, o militar. Com um casaco tipo utilitário. "É confortável e discreto", resume.