Com coalhada e castanhas, bolo tem receita de vó da década de 20
A receita é simples, mas o preparo exige cuidado desde a escolha dos ingredientes e até com a temperatura ambiente. Senão, o resultado não é o de uma massa fofinha e leve. O Bolo de Coalhada e Castanhas do Empório Mansur é criação de família.
Segundo a empresária Maria Onelha, de 41 anos, a receita deve ter sido criada pouco antes da década de 30. “É literalmente uma receita da minha vó, de meados do ano de 1927. Como a família é de origem árabe a coalhada, serviu de inspiração e foi incrementada a receita”, explica. Foi ela uma das responsáveis por implementar o bolo no cardápio do empório, há dois anos.
Além da coalhada síria, os outros ingredientes são os mesmos de bolos convencionais: farinha de trigo, ovos, fermento e óleo. Mas o preparo é o que mas faz do bolo, diferente.
“Tanto durante a mistura dos ingredientes, quando depois dele pronto, o bolo não pode ficar exposto em um ambiente fresco. A temperatura tem que ser de aproximadamente 33 graus”, conta. Maria Onelha explica que em outras condições, o bolo simplesmente embatuma. Em receitas tradicionais, isso geralmente acontece, quando o forno está muito quente e a massa do bolo gelada, por exemplo.
“Antes de passarmos a vendê-los, fizemos vários testes em outras condições. Mas tanto a textura, quando o sabor esperado, só foi alcançado seguindo á risca esses controles de temperatura”, orienta.
O bolo de coalhada e castanhas do Empório Mansur é vendido por unidade e o quilo, custa R$ 45, 00. Depois de pronto, o bolo pesa em média 400 gramas e os pedidos devem ser feitos com pelo menos um dia de antecedência.
Ingredientes:
1 copo americano de coalhada síria (em média 200 ml)
4 ovos
1 colher (chá) de fermento biológico em pó
2 copos americanos de farinha de trigo
1 copo de óleo
Castanha do Pará, de caju, amêndoas e nozes à gosto.
Modo de Preparo :
Com exceção das castanhas, todos os outros ingredientes devem ser batidos no liquidificador e em seguida colocados em assadeira untada e enfarinhada. As castanhas são jogadas por cima da massa.
O forno tem de estar pré-aquecido à temperatura de 180 graus. O bolo leva entre 30 e 40 minutos para ficar pronto. Em seguida tem que ser deixado por pelo menos uma hora, em local seco e sem vento, antes de ser servido. A decoração é feita com açúcar refinado.
Curta a página do Lado B no Facebook.