ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 27º

Sabor

Freguesia sai da Capital para provar comida que bomba em “casa velha”

Feita no fogão a lenha, refeição faz a alegria de quem mora no interior ou passa por Nova Alvorada do Sul

Jéssica Fernandes | 30/12/2021 06:30
Área interna do restaurante.(Foto: Arquivo pessoal)
Área interna do restaurante.(Foto: Arquivo pessoal)

Simplicidade, ar rústico e comida caseira são a essência do Casa Velha Restaurante, localizado em Nova Alvorada do Sul, a 121 km de Campo Grande. Administrado por Janaína Pinheiro Borges, 38 anos, o estabelecimento tem conquistado todo mundo, até freguesia da Capital que aposta em bate e volta só para garantir comidinha caseira no fim de semana

Há um ano e três meses, Nina, como é conhecida, abriu o restaurante por “brincadeira”. Ela relata que estava desempregada quando decidiu começar o próprio negócio. “Sempre trabalhei na usina, foi uma brincadeira, porque sou muito agitada e não estava conseguindo emprego”, afirma.

O restaurante que hoje virou ponto de encontro dos moradores, antes era uma residência abandonada. Janaína passeava pela região quando avistou a “casa velha” e sentiu que deveria transformar o espaço em comércio. “Fui atrás do dono e ele deixou eu organizar a casa. Demorei seis meses para abrir”, lembra.

Comida é feita no fogão a lenha.(Foto: Arquivo pessoal)
Comida é feita no fogão a lenha.(Foto: Arquivo pessoal)
Casa antiga de madeira foi toda adaptada para casal servir.
Casa antiga de madeira foi toda adaptada para casal servir.

De forma improvisada e contando com uma rede de apoio, ela comenta que recebeu doações para poder inaugurar o estabelecimento. “Na hora de abrir eu não tinha pratos, talheres e fui pedir pros amigos, colocar no grupo da família. A maioria das toalhas, minhas amigas que me deram. Eles que me ajudaram”, fala.

Ao Lado B, Nina revelou que ficou envergonhada nos primeiros dias de funcionamento e chegou a chorar. “No segundo dia encheu de um tanto, fiquei com vergonha, porque acabou a comida. Pedi desculpas para o pessoal e a maioria entendeu. Eu chorava, entrou um senhor e falou que tudo iria dar certo”, recorda.

Com pouco dinheiro, sem experiência na área e contando somente com o apoio da família e amigos, a mulher não esperava que o local fosse fazer tanto sucesso. “Eu abri na pandemia, Deus honrou e nunca deixou faltar nada”, comemora.

Feita no fogão a lenha, a comida é caseira, simples e muito saborosa. Com um cardápio diverso, opções de pratos para matar a fome do cliente não faltam. Fora o clássico arroz e feijão, o restaurante serve macarrão, farofa, polenta, carne de panela, batata doce frita, linguiça, mandioca, arroz carreteiro e feijoada. Quem gosta de almoçar e desfrutar uma saladinha, não passa vontade, pois o cardápio inclui cenoura com pepino, acelga, tomate, tabule, alface e beterraba.

Estabelecimento conservou ar rústico da residência.(Foto: Arquivo pessoal)
Estabelecimento conservou ar rústico da residência.(Foto: Arquivo pessoal)

Além da comida boa, outra característica no estabelecimento agrada os visitantes. A sombra do pé de manga é o lugar favorito dos clientes que gostam de almoçar, enquanto curtem o ar fresco e limpo do quintal aberto. Independente da classe social, o cantinho agrada de maneira igual todo mundo que faz uma parada para degustar os pratos caseiros.

Surpresa com a adesão do público, Nina revela que não esperava que o restaurante fosse ser frequentado por todo tipo de gente. “No começo achei que ia atender pessoas mais simples, mas aqui atendemos todos os públicos”, diz.

A simplicidade é uma virtude que ela preza no restaurante, pois acredita que todos merecem um lugar bom e confortável para fazer uma refeição. “Às vezes passava no mercado e via mães de família do assentamento fazendo compras e elas não tinham lugar para ficar. Quis abrir o restaurante para elas se sentirem bem, as pessoas do assentamento, sítio, porque aqui tem sombra, pode colocar rede”, finaliza

Quem for de Nova Alvorada do Sul ou estiver visitando o município, o Casa Velha Restaurante fica localizado na Rua Aires Francisca de Lima, 154, Centro.

Carro de madeira enfeitado com flores e ao fundo o pé de manga. (Foto: Arquivo pessoal)
Carro de madeira enfeitado com flores e ao fundo o pé de manga. (Foto: Arquivo pessoal)
Recentemente casa recebeu festão de Natal.
Recentemente casa recebeu festão de Natal.

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias