Lanchonete vira point próximo à natureza com pão italiano famoso
Famoso pão italiano da merendeira do Auxiliadora agora é vendido em lanchonete da Chácara dos Poderes
Uma geração em Campo Grande tem na memória o sabor e o aroma do pão italiano vendido na cantina do Colégio Auxiliadora. Durante mais de 39 anos, o salgado caseiro foi feito pelas mãos da Dona Damiana e deixou de ser vendido em 2020, por conta da pandemia, quando ela se aposentou de vez da cantina. Mas para alegria de quem sente saudade da receita, o pão italiano voltou a ser vendido.
O salgado agora é encontrado em uma lanchonete, na Chácara dos Poderes. O endereço pertence à família de Damiana, desde 1994 e ficou durante muitos anos arrendado. Antes da lanchonete, o local funcionava como um bolicho de bairro, até que os netos decidiram recuperar a administração do imóvel e inaugurar a Empório Portal Parque.
No endereço que foi repaginado e ganhou mesas ao ar livre, garantindo um café ou lanche bem próximo à natureza, é vendido o famoso pão italiano, pastel, sopa Paraguaia e pão francês. Em dias diferentes, há também produção de canjiquinha, caldo, pizza e até feijoada.
O novo negócio é comandado pelos irmãos Carlos Eduardo de Almeida Oliveira e João José de Almeida Oliveira. Os dois são netos da salgadeira famosa, que, hoje, está com 86 anos de vida.
“Nossa avó é uma mulher muito ativa, ela não sabe ficar parada. E depois que ela saiu da escola, nós vimos uma oportunidade dela continuar vendendo suas receitas”, diz Carlos.
No primeiro dia de funcionamento, Damiana fez só um pão italiano para venda. “Mas não deu para quem quis”. Nos outros dias, a produção foi aumentando e virou a alegria da clientela. “Mas outro sucesso dela é o pastel. A massa não tem igual”, garante o neto.
O local abre de terça a domingo, mas é no fim de semana que o endereço virou point, especialmente, para ciclistas que curtem uma “parada saborosa” para um lanchinho reforçado.
“Eu e meu irmão decidimos transformar o local em um ponto para as pessoas respirarem um pouco de natureza e, ao mesmo tempo, saborear comida gostosa. Ficou do jeitinho que a gente imaginava”.
Além disso, os irmãos se orgulham da receita que, até hoje, faz o maior sucesso. “É um prazer ver que as pessoas ainda valorizam o salgado da nossa avó. Temos muito orgulho dela”.
Damiana Gonçalves de Almeida trabalhou na cantina do Colégio Auxiliadora durante 39 anos. O pão italiano era o carro-chefe da cantina, e foi com a venda de salgados que ela conseguiu criar os filhos.
Sempre caprichosa e exigente, a cantineira se tornou uma figura dentro da escola, fazendo com que muitos alunos voltassem ao colégio só para matar a saudade do seu salgado e sua simpatia.
Veja reportagem completa sobre Damiana neste link.
E quem quiser conhecer a nova lanchonete, o endereço é Estrada S1, na Chácara dos Poderes, cerca de 1 km depois da Uniderp Agrárias.
Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.