ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 20º

Sabor

Pedro largou faculdade para ser feliz com pão de “sabor Bodoquena”

Com massa lêveda, pães ganharam nomes de cidades de MS, como Dourados e Bodoquena

Jéssica Fernandes | 10/02/2022 08:53
Pedro faz pães de fermentação natural e com farinha integral. (Foto: Arquivo Pessoal)
Pedro faz pães de fermentação natural e com farinha integral. (Foto: Arquivo Pessoal)

Pedro Luiz Bairros, 34 anos, estava no terceiro ano da faculdade, quando decidiu largar tudo para ganhar a vida vendendo pão integral. Apaixonado por massas desde criança, ele trabalhou de forma voluntária em padarias de Curitiba só para aprender o segredo da fermentação natural. Depois de pegar o jeito, Pedro criou as próprias receitas de pão.

Em 2019, Pedro atuou voluntariamente nas padarias, porém só durante a pandemia, ele começou a vender os pães. A princípio, ele só queria desenvolver um hobby e por esse motivo, decidiu explorar as possibilidades da massa lêveda. “Eu estudava em Dourados, mas fui ficar com a família em Bodoquena. Estava ansioso, resolvi tentar fazer o pão e comecei a fazer o fermento”, lembra.

Antes de começar a vender, Pedro queria aprimorar a receita e testar novos ingredientes. No entanto, a mãe dele começou a fazer propaganda do pão na cidade e os primeiros clientes foram conquistados. Desde então, Pedro nunca mais deixou o negócio de lado e disse adeus definitivamente à faculdade.

Pão Dourados com cúrcuma é o favorito da galera. (Foto: Arquivo Pessoal)
Pão Dourados com cúrcuma é o favorito da galera. (Foto: Arquivo Pessoal)

De acordo com ele, o gosto pela cozinha e as massas artesanais é de família. Quando era criança, os parentes costumavam se reunir só para fazer macarronada, pão e outras receitas. “Minha vó tem descendência italiana, sempre mexeu com massas, pães caseiros. É de família fazermos isso juntos”, explica.

Por meio dos pães, o rapaz quer mostrar para as pessoas, alternativas saudáveis de alimentação. O interesse pelo assunto começou após a irmã pesquisar sobre produtos orgânicos. “O meu avô faleceu, teve câncer de pulmão, mas antes disso, a minha irmã quis mudar a alimentação dele. Mesmo no estágio terminal, ele ficou mais forte”, afirma.

Em relação ao diferencial da fermentação natural, Pedro explica que os pães feitos com farinha industrializada não são ricos em nutrientes. “O grande problema da farinha branca é que ela é muito industrializada, os nutrientes dela acabam saindo todos na moagem e fica para gente só a parte do glúten”, esclarece.

Pão focaccia tem tomate cereja e alecrim. (Foto: Arquivo Pessoal)
Pão focaccia tem tomate cereja e alecrim. (Foto: Arquivo Pessoal)

Nos pães que produz, ele garante que só utiliza farinha de trigo integral e fermentos naturais. “Eu uso o mínimo de sal, não uso açúcar nas massas e a farinha é orgânica ou com sementes. Já é uma proposta para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, pontua.

No cardápio, existem diversas opções de recheio para os clientes saborearem. A partir de R$ 14, os pães levam nomes de cidades do Estado, como Corumbá, Miranda, Bodoquena e Dourados. Feito com farinha de trigo orgânica, queijo, cúrcuma, mix de sementes, sal do Himalaia, o pão Dourados é o favorito da galera.

O mais diferentão do menu é o focaccia, que tem até cebola roxa no recheio. Os ingredientes são os mesmos utilizados no pão Dourados, mas o diferencial é o tomate cereja e o alecrim.

Morando em Campo Grande, Pedro continua mandando fornadas de pães para Bodoquena. Ele também aceita pedidos dos moradores da Capital, os interessados podem fazer encomendas através do telefone (67) 9.9176-0439.

Pão semi-integral com queijo gorgonzola. (Foto: Arquivo Pessoal)
Pão semi-integral com queijo gorgonzola. (Foto: Arquivo Pessoal)

Curta o Lado B no Facebook e Twitter. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias