ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEGUNDA  15    CAMPO GRANDE 16º

Lado Rural

Agricultura em tempos de mudanças climáticas é tema de encontro na Capital

Com 160 trabalhos escritos, participantes irão conhecer estudos em diversas áreas da Ciência do Solo

Por José Roberto dos Santos | 09/07/2024 11:40
Milho é cultivado em integração com lavoura e floresta; diversos sistemas agrícolas serão debatidos por especialistas. (Foto: Arquivo/Embrapa)
Milho é cultivado em integração com lavoura e floresta; diversos sistemas agrícolas serão debatidos por especialistas. (Foto: Arquivo/Embrapa)

Com 157 trabalhos escritos, registrados nos últimos anos, os participantes irão conhecer estudos em diversas áreas da Ciência do Solo. “Teremos a Ciência do Solo e sua associação aos sistemas de produção, práticas de manejo, estratégias de nutrição e de ferramentas como o Zarc, o Zoneamento Agrícola de Risco Climático, com inclusão do item 'manejo' como diferencial para a soja", afirma Ademir Fontana, presidente do evento.

Isso se reflete também nos painéis, elaborados com discussões e sugestões recebidas de pesquisadores, professores, técnicos e percepções quanto a temas e questionamentos. No dia 10, o solo será abordado como fator relevante às adaptações das mudanças climáticas pelos cientistas Letusa Momesso Marques (UFG), Júlio Cesar Salton (Embrapa), Marta Cristina de Filippi (Embrapa), Maurício Roberto Cherubin (Esalq/USP) e Valter Asami (Anglo-Americano).

Na quinta-feira, 11, os ajustes das práticas e manejos diante das mudanças climáticas serão o centro dos debates por parte dos especialistas Robélio Leandro Marchão (Embrapa), Leandro Zancanaro ( Origens Parcerias Agrícolas), Michely Tomazi (Embrapa), José Renato Farias (Embrapa) e Taciana Seixas ( Viter ). Assim como a conservação do solo e da água como condição para terras produtivas será um assunto a ser abordado por Ismael Meurer (Semadesc-MS)), Arthur Carniato Sanches (UFGD), Thiago Trento (Fundação MT), Renato Roscoe (ITV) e Roberto Castro (Syngenta).

Sistemas agrícolas

Os sistemas agrícolas resilientes e produtivos iniciam a manhã do dia 12 com Alexandra Sanae Maeda (UCDB), Alencar Zanon (UFSM), Carlos Alexandre Crusciol (Unesp/Botucatu), Daniel Debona (UTFPR) e Diego Guterres e Lucas Bernardi (Yara). Já as estratégias nutricionais para uma produção sustentável serão adotadas pelos pesquisadores Elcio Ferreira dos Santos (IFMS), Milton Ferreira de Moraes (UFMT), Paulo Sérgio Pavinato (ESALQ/USP), Felipe Bertol (Fundação MT) e Josimar Vieira dos Reis (Mosaic Fertilizantes).

O evento é destinado a profissionais do setor agropecuário, técnicos, produtores rurais, pesquisadores e acadêmicos, com realização da Fundação MT, UFG (Universidade Federal de Goiás) e Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária; e apoio do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Anhanguera-Uniderp  e Universidade Católica Dom Bosco.

Ainda há vagas disponíveis, com valores diferenciados para sócios da SBCS (Sociedade Brasileira de Ciência do Solo) e descontos para grupos. Mais informações clique AQUI.

Nos siga no Google Notícias