ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, DOMINGO  05    CAMPO GRANDE 22º

Lado Rural

Atenção pecuarista: atualização de rebanhos no MS termina dia 30 de novembro

A medida abrange todos os produtores com animais de produção de qualquer espécie sob sua guarda

Por Gabriela Couto | 22/11/2024 17:07
Rebanho de bovinos em pastagem (Foto: Arquivo/Semadesc)
Rebanho de bovinos em pastagem (Foto: Arquivo/Semadesc)

A campanha de atualização dos rebanhos no Mato Grosso do Sul (MS) está chegando ao fim. Os produtores rurais têm até o dia 30 de novembro para realizar a atualização obrigatória de seus rebanhos, conforme exige a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro). A medida abrange todos os produtores com animais de produção de qualquer espécie sob sua guarda.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A campanha de atualização de rebanhos em Mato Grosso do Sul termina em 30 de novembro. Produtores devem atualizar seus dados na IAGRO para emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), exceto para abate. A atualização é obrigatória para diversas espécies e visa manter o status sanitário do estado, livre de febre aftosa sem vacinação. A IAGRO disponibiliza diversos canais de contato para dúvidas e notificação de suspeitas de doenças em animais.

A Iagro alerta que a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) só poderá ser realizada após a conclusão da declaração de atualização, com exceção da movimentação de animais destinados ao abate em frigoríficos. A agência reforça que não haverá prorrogação do prazo estabelecido, e os produtores devem cumprir a obrigação dentro do período determinado.

O objetivo da atualização é atender às exigências do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), com vistas à obtenção da área livre de febre aftosa sem vacinação. O presidente da Iagro, Daniel Ingold, destacou que o cumprimento da obrigação assegura a manutenção do status sanitário do rebanho do estado, que atende aos mais altos padrões de qualidade.

A atualização cadastral dos rebanhos é realizada em duas campanhas anuais, uma em maio e outra em novembro, momentos nos quais os produtores devem atualizar tanto os dados cadastrais quanto as informações sobre os rebanhos.

A declaração de atualização é obrigatória para criadores de diversas espécies, como bovinos, bubalinos, suínos, caprinos, ovinos, equinos, asininos, muares, abelhas, bichos-da-seda, animais aquáticos e diversas aves, incluindo galinhas, galinhas-d'Angola, patos, perus, codornas, ratitas, aves ornamentais e silvestres.

Para tirar dúvidas, os produtores podem entrar em contato com a Iagro pelo telefone 0800-647 67 13.

Casos suspeitos - A Iagro também reforça que é fundamental que qualquer notificação de suspeita ou ocorrência de doenças em animais seja imediatamente comunicada ao Serviço Veterinário Oficial (SVO). Esta recomendação se aplica tanto aos cidadãos quanto a organizações ou instituições que tenham animais sob sua responsabilidade.

Daniel Ingold acrescenta que, quanto mais cedo o SVO for informado sobre a suspeita de doenças, mais rápida e eficaz será a intervenção, evitando problemas maiores para a saúde do rebanho.

Como Notificar Suspeitas de Doenças

A Iagro disponibiliza diferentes canais para notificações, incluindo:

  • Contato presencial em qualquer escritório da Iagro;
  • Telefone fixo ou celular dos escritórios (endereços e telefones disponíveis no site www.iagro.ms.gov.br);
  • E-mail: notifica@iagro.ms.gov.br;
  • WhatsApp: (67) 99961-9205;
  • e-SISBRAVET: 0800 0679 120.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


Nos siga no Google Notícias