ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEGUNDA  23    CAMPO GRANDE 23º

Lado Rural

Boletim técnico traz ranking de moagem de cana em MS

Nas exportações de produtos sucroenergéticos, açúcar bruto se destaca respondendo com 74,77%

José Roberto dos Santos | 06/03/2023 14:15
Máquina trabalha na colheita de cana em MS; produção se concentra no Sul do Estado. (Foto: Arquivo/Biosul)
Máquina trabalha na colheita de cana em MS; produção se concentra no Sul do Estado. (Foto: Arquivo/Biosul)

Mato Grosso do Sul tem 869 mil hectares de área plantada de cana-de-açúcar, sendo 629 mil destinados para a indústria, com capacidade de moagem de 44,2 milhões de toneladas por safra. O número representa o potencial desta cadeia produtiva que em 2022 respondeu por 5,93% do total exportado pelo agronegócio no Estado, com volume que ficou acima de 1 mil toneladas, entre açúcar e álcool etílico.

Em Nova Alvorada do Sul, a usina santa Luzia da Atvos, processa 6 milhões de toneladas por safra/cana. A Adecoagro, em Angélica, a capacidade de moagem é de 5,6 milhões de toneladas, Raizen em Rio Brilhante processa 5 milhões por safra e as usinas Costa Rica e Eldorado, ambas da Atvos, tem capacidade para 3,8 e 3,5 milhões de toneladas de cana por temporada.

Estes dados constam na 3ª edição do Boletim Sucroenergético do Sistema Famasul, publicado no portal.sistemafamasul.com.br

“O boletim traz informações do Siga-MS e da Conab, com o acompanhamento da safra voltado para o estado. O valor de compra da cana pode auxiliar na tomada de decisão do produtor que, com os dados em mãos, eles podem definir a continuidade na cultura ou não. Eles também ficam por dentro de notícias que mostram o mercado, entendendo a dinâmica das indústrias”, explica a analista técnica, Regiane Miranda.

O açúcar bruto se destaca com 74,77% das exportações de produtos sucroenergéticos, movimentando 356 milhões de dólares, e o álcool etílico aparece em segundo lugar, responsável por 20,43%.

No ranking dos principais clientes de produtos sucroenergético do Estado, em primeiro lugar os Países Baixos com 16,9% do valor da receita total, a República da Geórgia com 10,7%, o Canadá 10,1%, além da Argélia, China, Egito, Iraque, Venezuela, Portugal e Uruguai.

A maior concentração do plantio de cana-de-açúcar para todas as finalidades, fica na região centro-sul, mas existe áreas também nas regiões norte e nordeste. O cultivo total ocupa 869 mil hectares e está presente em 42 municípios, destaque para Nova Alvorada do Sul com 13% da área, Rio Brilhante com 11% e Costa Rica com 9%.

No total 17 usinas sucroalcooleiras estão instaladas no Estado e, por questão logística e estratégica, estão instaladas na região sul, leste e norte.

Nos siga no Google Notícias