Expocanas segue até o dia 2 de abril em Nova Alvorada do Sul
Evento foi aberto nesta 4ª com a presença do governador Eduardo Riedel; setor emprega 26 mil pessoas no Estado
A 3ª Expocanas, encontro preparado para se tornar referência nacional na difusão de novas tecnologias voltadas ao agronegócio, começou nesta quarta-feira, 29, em Nova Alvorada do Sul (MS), município a 100 quilômetros da capital Campo Grande, e se estende até o dia 2 de abril. Na manhã desta quarta, o governador de MS, Eduardo Riedel, durante seu discurso de abertura afirmou ter muito orgulho de participar do evento de um setor que ele conhece bem e que atua como empresário.
Riedel lembrou que o Estado tem 860 mil hectares de cana plantados "e vai avançar ainda mais", ressaltou. Para o chefe do Executivo, não é só o volume da área que tem de ser destacado, mas também a capacidade de o Estado de, através de créditos, induzir a novos investimentos no setor e garantir a competitividade, com o uso de tecnologias como a do etanol de segunda geração, como foi mostrado na feira.
O governador lembrou da diretriz do Estado em tornar-se carbono neutralizado até 2030, "não só pelo fato de que é importante para o meio ambiente, mas significa também dinheiro no bolso das empresas, das pessoas e resultado direto para o nosso desenvolvimento. Monetizar esse grande ativo que foi construído é um desafio que vai nos fazer presente no mundo inteiro".
O secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), destacou o volume da área plantada com cana em MS, de 860 mil hectares. É a segunda cultura depois de soja e milho em área plantada. São 19 usinas instaladas no Estado produzindo açúcar e etanol. "o setor, que estava meio parado ganhou um incentivo com o RenovaBio, que trouxe injeção de recursos para o setor que é estratégico para mudanças climáticas que o Estado pretende".
Verruck anunciou a retomada das atividades de uma nova usina em Anaurilândia e também a construção de uma nova em Paranaíba, da empresa Pedra Agroindustrial e também a ampliação de outras unidades.
Economia verde
Em termos de massa salarial, o setor sucroenergético é o que paga melhor hoje entre outras profissões do setor agropecuário. Outro aspecto positivo apontado pelo secretário Jaime Verruck ao falar do potencial do setor, é o impacto que tem nos municípios. "Quando nós conseguimos colocar uma usina e a cana entra muda o perfil econômico do município. Temos um exemplo muito forte que é Angélica, que tem na indústria sua principal fonte de economia. Além disso é a geração de emprego, que no Estado todo emprega cerca de 26 mil pessoas, é o setor que mais emprega, além de ser uma economia verde", ressalta o secretário.
A Expocanas
O município de Nova Alvorada do Sul, localizado a 100 quilômetros de Campo Grande, contabiliza uma área plantada superior a 106 mil hectares somente com a cana-de-açúcar e pela capacidade empreendedora e importância que tem para o setor e para a economia, pelo menos 35 multinacionais confirmaram presença na feira que vai acontecer numa área de 14 hectares às margens da BR 163, a 2 quilômetros da cidade. A Expocanas acontece de 29 de março a 2 de abril de 2023. São 85 expositores confirmados pela organização.